Cúpula nacional dos partidos firma acordo para novo partido ser constituído no início de 2022
A Executiva Nacional do Democratas (DEM) aprovou nesta terça-feira (21) a realização de uma convenção nacional do partido para confirmar a fusão com o PSL. A ideia é de que esse encontro seja realizado já em outubro.
“Hoje, à unanimidade, a Comissão Executiva Nacional aprovou a autorização para que seja convocada uma convenção nacional do partido, provavelmente, no dia 5 de outubro, e aí nessa oportunidade os convencionais vão apreciar o tema e confirmar o processo de fusão”, afirmou ACM Neto.
A maioria democrata aprova a fusão, que pode transformar o partido no maior do país. Atualmente, o DEM conta com 28 deputados federais e seis senadores, já o PSL tem 53 deputados e uma senadora.
A ideia é de que o novo partido seja formalizado no início de 2022, para participar das próximas eleições. A tendência é que o novo partido banque uma terceira via para disputar a presidência da República contra Jair Bolsonaro (Sem Partido) e Lula (PT).
Também já foi definido que o deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE), atual presidente nacional do PSL, será o comandante do novo partido. E o atual presidente nacional do DEM, ACM Neto, ocupará a função de secretário-geral.