Eleições serão adiadas, mas ocorrerão ainda este ano

Juízes e líderes partidários do Congresso Nacional concordaram em adiar o pleito municipal por causa do coronavírus

O adiamento das eleições municipais deste ano deve ser anunciado oficialmente nos próximos dias por meio de acordo entre o legislativo, Judiciário e Executivo.

Numa reunião virtual no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tarde de ontem, com com autoridades e especialistas em saúde para discutir a necessidade de adiamento das Eleições 2020 em razão da pandemia causada pelo coronavírus. o presidente Luis Roberto Barroso, e o vice, Edson Fachin, e a maioria dos líderes partidários, os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre (Senado), ficou decidido que o pleito municipal de 2020 não será disputado em outubro, como previsto, mas em novembro, com o primeiro turno no dia 15 e o segundo, onde houver, no dia 29. A data de 6 se dezembro par a realização do segundo turno foi rejeitada pela maioria.

Vários políticos utilizaram as redes sociais para antecipar o anúncio do adiamento. O presidente do Senado, Davi alcolumbre, destacou, via Twitter, a importância desse encontro para debater o adiamento das eleições. “Instituições que têm responsabilidade em momentos históricos, como o que estamos vivendo, têm a consciência de que essa decisão, necessariamente, precisa ser em conjunto”.

Davi Alcolumbre agradeceu à Justiça Eleitoral pelo com prometimento e valorização da ciência e por ter ouvido os profissionais de saúde. “A união entre ciência, Poder Legislativo e Poder Judiciário, na construção de alternativas para cuidar da vida dos brasileiros, fortalece a democracia e garante que as eleições serão realizadas com segurança”, disse.

“Entre os participantes, houve consenso pelo adiamento do pleito por algumas semanas, com a garantia de que o pleito se realize ainda este ano, em data a ser definida pelo Congresso Nacional, com base em uma janela que varia entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro”, acrecentou.

Outro que se manifestou no Twitter foi o senador Lasier Martins (Podemos-RS). “Fui informado de que o TSE e líderes partidários da Câmara e do Senado decidiram pelo adiamento das eleições municipais deste ano. Em razão da pandemia da Covid-19, era arriscado manter o calendário original. Ficou decidido então que o 1º turno será em 15/11 e o 2º turno em 29/11”.

“Adiamento das eleições municipais de 2020 definido hoje em reunião no TSE. Primeiro turno em 15/11. Segundo turno com data pendente mas com maior possibilidade em 29/11. A proposta anterior de finalização do pleito em 06/12 foi recusada pelo tribunal”, tuitou o senador Carlos Viana (PSD-MG). Para ser alterada, a data precisa ser definida por meio de emenda constitucional aprovada pelas duas Casas do Congresso Nacional.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts