Curso de Engenharia de Produção da FCT/UFG foi avaliado com nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
O curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás – Campus Aparecida – foi avaliado com nota máxima no conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019.
Entre os 266 cursos avaliados no estado de Goiás, apenas 11 tiveram a nota máxima, sendo um deles o curso de Engenharia de Produção do recém criado campus da UFG em Aparecida.
A prova foi realizada em 2019 e o resultado foi divulgado na terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação federal.
O Enade tem por objetivo aferir o desempenho dos estudantes, em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação em instituições públicas e privadas do ensino superior.
Na FCT/UFG, foram selecionados 30 estudantes que tinham expectativa de conclusão do curso até julho de 2020 ou que cumpriram 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até a data final de inscrição do Enade 2019. O indicador, obtido a partir das notas dos estudantes na prova é o Conceito Enade, com faixa de variação entre 1 a 5, sendo esta última a nota máxima.
Essa foi a primeira vez que a FCT/UFG participou da avaliação visto que o Campus de Aparecida iniciou, efetivamente, suas atividades em 2014 com a abertura do curso de Engenharia de Produção.
Em 2019, formou-se a primeira turma de engenheiros de produção e todos saíram da universidade empregados em grandes empresas. Isso só foi possível pelos bons resultados alcançados no período dos estágios e pelo forte vínculo entre a FCT/UFG e as empresas de Aparecida de Goiânia.
Além disso, o curso é composto por um corpo docente altamente capacitado de mestres e doutores, o que também permitiu que no último ano, o curso expandisse a sua atuação com a abertura do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção.
De acordo com o Prof. Júlio César Valandro Soares, diretor da FCT/UFG e professor do curso de Engenharia de Produção, o resultado no Enade 2019 é efeito de um trabalho compromissado dos docentes e servidores técnicos da FCT/UFG com os estudantes em Aparecida. “Esse resultado expressivo nos orgulha muito e é fruto de um trabalho sério e competente de todos”, afirma Valando Soares.
Doas 11 cursos com nota máxima em Goiás, 10 estão vinculados às instituições públicas como a UFG e a UFJ, que ainda permanece sob tutoria da UFG.