Aliança deve ser anunciada oficialmente na próxima terça-feira
O União Brasil (UB) e o Progressistas (PP)firmaram acordo para formar uma federação. A articulação foi selada na noite desta quarta-feira (23/4), em Brasília (DF). A oficialização da aliança deve ser feita na próxima terça-feira (29/4).
Com a federação, o novo bloco partidário terá maioria absoluta na Câmara dos Deputados e a terceira maior bancada no Senado, com 108 deputados e 13 senadores, o que vai beneficiar diretamente a pré-candidatura presidencial do governador Ronaldo Caiado (UB).
As conversações, lideradas pelo presidente nacional do UB, Antônio Rueda, também contaram com a participação ativa de Caiado e do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB).
Caiado, que antes se posicionava contrário à federação, deu aval para a formação do bloco e agora é tratado como nome consensual para liderar o projeto nacional, em 2026.
A meta definida no acordo firmado entre Rueda e o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PP – PI) é de que Caiado deve atingir 10% das intenções de voto até julho de 2026, data limite para as convenções partidárias. Ao bater esse patamar estabelecido, Caiado será oficializado como candidato da federação na corrida presidencial.
Vale destacar que a federação formada pelo UB e o PP terá estrutura política significativa em todo o país, além de recursos financeiros e tempo expressivo de propaganda partidária na TV e no rádio.