Feriadão é oportunidade para deixar a casa em ordem e combater focos de dengue

Ecopontos funcionam todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7 às 22 horas – (Foto Secom/ Divulgação)

Com 13 pontos de descarte responsável, Prefeitura de Goiânia incentiva população a cuidar do ambiente doméstico e da cidade

Com a chegada do feriado prolongado do Dia do Trabalhador (1º/5), os moradores de Goiânia que não forem viajar têm a oportunidade aproveitar os dias de descanso em casa para combater possíveis focos de dengue, descartar corretamente materiais inservíveis e levar resíduos aos Ecopontos espalhados pela cidade.

A campanha “A cidade é sua casa. Cuide bem dela”, lançada pela prefeitura de Goiânia, visa despertar a consciência coletiva para a importância da colaboração de todos na limpeza urbana e na preservação dos espaços públicos.

A campanha destaca que atitudes simples, como descartar corretamente o lixo e evitar acúmulo de materiais que possam acumular água, são fundamentais na prevenção de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

A capital conta, atualmente, com 13 pontos de descarte responsável que recebem restos de construção civil, galhadas, móveis velhos, pneus e até óleo de cozinha usado. Todo o material é recolhido pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e pelo Consórcio Limpa Gyn, garantindo a destinação correta dos resíduos. Somente nos três primeiros meses de 2025, foram retiradas 419 mil toneladas de resíduos das ruas.

Os ecopontos funcionam todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7 às 22 horas. Já a Central de Logística Reversa (que recebe produtos elétricos e eletrônicos), localizada na Rua S-03 com a Avenida T-14, no Setor Bela Vista, atende de segunda a sexta, das 8 às 18 horas.

Como utilizar

A utilização do serviço é simples: o cidadão deve chegar com seu veículo, informar nome, endereço, placa do carro e o tipo de material a ser descartado, e então fazer o descarregamento nas baias ou caçambas disponíveis no local.

Cada cidadão pode descartar até dois metros cúbicos de resíduos – o equivalente ao volume de uma carretinha ou da carroceria de uma caminhonete. Materiais excedentes devem ser encaminhados ao aterro sanitário.

Locais de descarte

Pontos provisórios:

Rua Perimetral 2 com Av. Liberdade, Vale do Araguaia

Av. Maurício Gomes com Av. Berlim, Jardim Europa

Via das Chácaras com Rua Anicuns 3, Residencial Anicuns

JH-14, Jardim das Hortências

Rua SV-18 com Rua Jaraguá, Solar Ville

Av. Antônio Fidelis, próximo à Alameda Imbé, Parque Amazônia

Av. Veneza com VN22, Brisas do Cerrado

Av. do Capim com Rua RB17, Recanto do Bosque

Ecopontos fixos:

Jardim Guanabara II – Rua GB-5 com Rua GB-6

Setor Faiçalville – Av. Nadra Bufaiçal com Av. Madri APM

Jardim São José– Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda

Residencial Campos Dourados – Rua São João Del Rei APM 07 Parque Eldorado Oeste – Rua Elo 43

Total
0
Shares
Related Posts