Redução no tempo de deslocamento é resultado de medidas que integram trânsito, transporte coletivo e mobilidade ativa
As intervenções no trânsito promovidas pela gestão do prefeito Sandro Mabel (UB) resultaram em um ganho médio de 30% na fluidez dos principais corredores viários de Goiânia. O resultado reflete uma redução significativa nos congestionamentos e no tempo de deslocamento da população.
No eixo Avenida Castelo Branco/Mutirão, por exemplo, a velocidade média nos horários de pico saltou de 16,4 km/h para 21,3 km/h, após a implantação do sincronismo semafórico e da liberação da terceira faixa para todos os veículos — um aumento expressivo na agilidade do tráfego.
Para modernização a gestão do trânsito foi criado o Programa Nova Mobilidade. “O Nova Mobilidade vai transformar Goiânia em uma cidade mais conectada e acessível, com soluções inovadoras para os desafios da mobilidade urbana”, destacou o prefeito Sandro Mabel, que ainda acrescentou: “As ações promovem melhor fluidez, favorecem o transporte público e oferecem mais segurança para todos”.
Entre os pilares do programa estão: segurança no trânsito, redução no tempo de deslocamento, incentivo ao transporte coletivo e à mobilidade ativa . O programa também prevê a ampliação da malha cicloviária, a melhoria das calçadas, a implantação de ciclovias integradas às faixas preferenciais de ônibus e a criação de sistemas de bicicletas públicas compartilhadas, conectadas à rede de transporte coletivo.