Dados foram divulgados pelo deputado federal Elias Vaz
As Forças Armadas aprovaram a compra de mais de 35 mil comprimidos de Viagra. De acordo com dados obtidos pelo deputado federal Elias Vaz (PSB), por meio do Portal da Transparência e do Painel de Preços do governo federal, oito pregões foram realizados por unidades vinculadas aos comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A informação é do O Globo.
Conforme o parlamentar, os processos de compra foram homologados em 2020 e 2021 e continuam válidos neste ano. Por meio de requerimento apresentado ao Ministério da Defesa, o parlamentar pediu explicações sobre os processos de compra do medicamento.
Ao todo, 28.320 comprimidos tem como destino a Marinha, outros cinco 5 mil comprimidos foram aprovados para o Exército e outros 2 mil, para a Aeronáutica.
A Marinha e a Aeronáutica disseram ao jornal que as licitações são destinadas para o tratamento de pacientes com Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP). Já a Marinha afirmou que essa é uma “doença grave e progressiva que pode levar à morte”. Por sua vez, o Exército não respondeu aos questionamentos da reportagem feita pelo O Globo.