Decisão é fruto de discussões sobre inclusão e acessibilidade durante Sessão Ordinária
O presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, vereador Gilsão Meu Povo (MDB), anunciou, nesta terça-feira (8/4), a criação do cargo de intérprete de Libras na estrutura da Casa de Leis. O novo posto será criado na reforma administrativa que será realizada na Câmara Municipal.
“Tenho a alegria de anunciar que, dentro da nossa proposta de alterar a reforma administrativa, será criado o cargo de intérprete de Libras na estrutura da Câmara Municipal. Essa é uma medida fundamental para garantir a inclusão e o direito à comunicação de todas as pessoas. Parabenizo o vereador Lipe e todos os vereadores que se manifestaram em apoio à causa. Esta Casa é inclusiva e estará sempre aberta à diversidade”, declarou o presidente durante a sessão ordinária.
A decisão foi motivada por um amplo debate realizado em sessão, iniciado pelo vereador Lipe Gomes (PSDB), que levou ao plenário uma intérprete de libras e representantes da Associação dos Surdos e Mudos de Aparecida. O vereador tucano fez questão de agradecer o apoio dos colegas e destacou a importância do gesto institucional.
“Não sabia que uma ação simples, como trazer uma intérprete para me acompanhar no plenário, teria um impacto tão grande. Hoje demos um grande passo”, destacou Lipe Gomes
Diversos vereadores se manifestaram em apoio à causa, reforçando o compromisso da Câmara com a acessibilidade.
Agradecimento
Representantes da Associação dos Surdos de Aparecida acompanharam a sessão e usaram a tribuna para agradecer o gesto da Câmara. Por meio de uma intérprete, o presidente da entidade, Erivan, explicou que a entidade existe há três anos e que, até então, não havia recebido apoio efetivo do poder público. Ele ainda fez questão de agradecer a todos os parlamentares que compreenderam a importância da pauta e o apoio para viabilizar a proposta.
