GOIÂNIA: Intervenções no Corredor Jamel Cecílio reduzem tempo de viagem em 50%

Ganho de tempo é resultado de um conjunto de ações técnicas implementadas ao longo da via – (Foto Divulgação/SET)

Estudos mostram que percurso que antes levava 25 minutos agora pode ser feito em 12 a 13 minutos

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), apresentou os primeiros resultados após as intervenções realizadas no Corredor Jamel Cecílio/136, que liga a BR-153 à Avenida 85.

De acordo com levantamento da pasta, o tempo de viagem no trecho foi reduzido em quase 50%. Motoristas que antes levavam cerca de 25 minutos para percorrer o trajeto completo, agora conseguem realizar o percurso em uma média de 12 a 13 minutos.

O ganho de tempo é resultado de um conjunto de ações técnicas implementadas ao longo do corredor, como implantação de cruzamentos semaforizados, criação de sentido único em trechos das ruas 121, 52 e 65, proibição de estacionamento, fechamento de canteiros centrais para retirada de conversões à esquerda (substituídas pelo giro de quadra), além do alargamento de pista, construção de terceira faixa, mudanças na geometria de cruzamentos estratégicos, como os encontros da Avenida 136 com a Avenida 85 e da Jamel Cecílio com a Rua 69, e a implantação do sistema de Onda Verde.

“Esse conjunto de intervenções cria um ambiente mais organizado para a circulação, reduzindo conflitos de tráfego e aumentando a capacidade do corredor. A proibição de conversões à esquerda, aliada ao giro de quadra, é uma estratégia consagrada em outras capitais e permite que o fluxo siga contínuo. Já a Onda Verde otimiza a passagem sem paradas excessivas nos semáforos, garantindo maior aproveitamento da via”, explicou o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu.

Mais rápido

Os resultados foram confirmados por um estudo realizado após as mudanças. Segundo dados da plataforma Waze for Cities, validados com viagens reais monitoradas por GPS, a velocidade média no pico da manhã, sentido Centro, passou de 15,2 km/h para 21,8 km/h, uma melhora de 43%.

Tarcísio Abreu reforçou que a tendência é de resultados ainda melhores à medida que motoristas e pedestres se acostumarem ao novo desenho viário. “A experiência já mostra que estamos no caminho certo. Goiânia precisa encarar mudanças que grandes centros urbanos já enfrentaram, sempre com o objetivo de melhorar a mobilidade e a qualidade de vida da população. As medições técnicas comprovam que houve avanço real e, com o tempo, esse ganho tende a se consolidar ainda mais”, ressalta Tarcísio.

Nova Mobilidade

As intervenções fazem parte do Plano Nova Mobilidade, que contemplará ao todo 36 corredores viários na capital e têm como diretriz a integração entre fiscalização, engenharia e educação para o trânsito, em busca de um deslocamento mais ágil, seguro e eficiente.

Total
0
Shares
Related Posts