Além do percentual de 72,7% das crianças alfabetizadas na idade certa, Goiás se destaca, também, no investimento contínuo em formação de professores e na distribuição de materiais didáticos
O Estado de Goiás conquistou o 2º lugar no ranking nacional de alfabetização infantil, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Brasil Alfabetizado. O resultado do Índice Criança Alfabetizada, referente ao ano de 2024, marca a superação da meta estabelecida pelo próprio governo federal, que era de 69% de crianças alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Goiás chegou a 72,7% e consolida-se como referência nacional.
“Continuarei a fazer o meu máximo para apoiar a educação fundamental. Nós temos responsabilidade sobre essas crianças porque não existe cidadania plena com analfabetismo. É obrigação do Estado dar as ferramentas para que esses jovens possam atingir todo o seu potencial”, destacou o governador Ronaldo Caiado (UB).
“Recebemos estes índices com enorme alegria, não só por vermos o quanto os investimentos do Governo de Goiás têm sido relevantes e acertados, mas, sobretudo, por podermos celebrar que a grande maioria das nossas crianças goianas está sendo alfabetizada plenamente, o que vai assegurar sua aprendizagem nas demais etapas da Educação Básica, além de contribuir em toda a sua formação”, afirma a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli.
Salto
Em 2016, apenas 13,2% dos estudantes goianos estavam no nível de aprendizado considerado ideal. Em 2023, Goiás já havia alcançado o 4º lugar no ranking nacional. Agora, com os resultados de 2024, além de conquistar o nível 4 na escala de Alfabetização definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estado subiu ao 2º lugar no Brasil, consolidando uma trajetória de crescimento baseada em planejamento, compromisso com a aprendizagem e valorização dos profissionais da Educação.