Goiás e MEC firmam compromisso para retomada de obras de 120 escolas

Ronaldo Caiado e Daniel Vilela durante encontro com Camilo Santana – (Foto: Reprodução)

Governo de Goiás também formalizou adesão a outras duas iniciativas federais que visam à ampliação de vagas em ensino integral e incentivo à alfabetização

Nesta terça-feira (05), em cerimônia com a participação do governador Ronaldo Caiado (UB) e do ministro da Educação, Camilo Santana, na sede da Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia, o Governo de Goiás firmou compromisso com o Governo Federal para receber R$ 103 milhões em recursos para retomar e concluir 120 obras de escolas públicas em 77 municípios. As obras paralisadas são de iniciativa dos municípios, realizadas com contrapartida federal. 

A solenidade também marcou a adesão do estado ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica e a outras duas iniciativas federais: o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Programa Escola em Tempo Integral.

Para o Caiado, a união entre estados, município e governo federal é fundamental para continuar avançando na área educacional. “Goiás tem priorizado a educação”, assegurou o governador, que ainda acrescentou: “Podemos assessorar os prefeitos para entregar aquilo que falta para que sejam contemplados com a construção dessas escolas”.

Já o ministro da Educação, Camilo Santana, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Governo de Goiás no apoio a municípios para garantir a alfabetização das crianças na idade correta, por meio do programa AlfaMais. Santana explicou que o objetivo do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é levar a iniciativa a todos os estados brasileiros. “Vamos apoiar o programa de Goiás e queremos que essa experiência chegue a todos os 26 estados e o Distrito Federal. Queremos construir uma só política para todos os estados e municípios”, destacou.

Tempo Integral

O Estado aderiu ao Programa Escola em Tempo Integral, que está voltado para a criação de vagas na modalidade de atendimento em tempo integral, item que terá R$ 4 bilhões em recursos federais, segundo o ministro. Em Goiás, em quatros anos, o atendimento em tempo integral passou de 158 para 252 unidades para os ensinos fundamental e médio.

Total
0
Shares
Related Posts