Linhas de créditos concedidas pelo Governo do Estado cooperam para crescimento da economia
Em março, 3.095 empresas foram abertas em Goiás. O indicador supera o último recorde no Estado nos últimos cinco anos, que foi registrado em fevereiro de 2021, com novos 2.794 Cadastros Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJs) no mês. Os dados foram divulgados no Relatório Estatístico de março, da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg).
Com o terceiro recorde consecutivo em 2021 em Goiás, a soma dos novos CNPJs consolidados apenas no primeiro trimestre somam 8.712, o que equivale a 33,3% da abertura de empresas no Estado no ano passado. Em 2020, foram 26.109 estabelecimentos abertos em território goiano, o maior quantitativo dos últimos cinco anos.
“Mais uma vez batemos o recorde mensal de consolidação de empresas”, comemora Euclides Barbo, presidente da Juceg.
As novas empresas abertas no mês garantem o total de 857.736 CNPJs ativos no Estado, além dos registros de microempreendedores individuais (MEI), que são constituídos de forma virtual por meio do portal do Microempreendedor Individual.
Em março de 2021, foram liberados R$ 112 milhões pelo Programa Estadual de Apoio ao Empreendedor (Peame) para empréstimos com juro zero para micro e pequenos empresários que não demitirem funcionários, assim como para MEIs e profissionais autônomos. Todos usufruem de carência de seis meses e prazo de pagamento de até 36 meses, que varia de acordo com a categoria.