Goiás tem 3 milhões de seringas e agulhas para vacinação

Seringas e agulhas estão no depósito da Secretaria Estadual de Saúde – (Foto Divulgação SES)

Secretaria de Saúde recebeu mais 1 milhão de kits para distribuir para municípios. No almoxarifado já são 3 milhões para início de campanha de imunização contra Covid-19

Por Hélmiton Prateado, especial para o Goiás365

Atualizada às 19h46min, em 15/01/2021

A Secretaria Estadual de Saúde abasteceu seu almoxarifado com 3 milhões de kits de agulhas e seringas para iniciar a campanha de vacinação contra o Covid-19. Nessa quinta-feira (14) chegou mais um lote de 970 mil unidades que estão à espera da chegada das doses de vacinas e que serão distribuídas para os municípios e postos de imunização.

De acordo com o secretário Ismael Alexandrino, os conjuntos de seringas com agulhas fazem parte da estratégia do Estado de Goiás de abastecer a primeira fase com 3 milhões de unidades para o início da campanha. “Estamos plenamente abastecidos para vacinar praticamente a metade da população do Estado de Goiás”, frisou.

A providência da SES aconteceu durante as discussões para início da campanha de vacinação obedecendo as prioridades do Comitê Gestor e Goiás tem o suficiente para o início da vacinação. “Felizmente fizemos a aquisição em tempo hábil de forma que já estão em nosso almoxarifado. Não se trata de expectativa de ainda chegar [agulhas e seringas], portanto não existe essa possibilidade de faltar esse material. Estamos, dessa forma, apenas no aguardo da chegada das doses de vacinas”, explicou Alexandrino.

“O quantitativo comprado é o bastante para ações em 2021”, frisou Ismael Alexandrino. “Fomos o primeiro estado brasileiro a fazer essa aquisição. De forma que quando o MS nos enviar a vacina teremos condições de distribuir e aplicar”, destacou.

Super freezers

Caso a vacina que será encaminhada para Goiás exija baixas temperaturas para armazenamento, o Estado também já se programou. Estão garantidos pelo menos seis super freezers para receber as doses. Destes, três são do Hemocentro de Goiás e outros três disponibilizados a partir de parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). A SES-GO dialoga com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), que também pode contribuir com um refrigerador.

Toda a logística está planejada, inclusive com apoio da Secretaria de Segurança Pública para garantir a remessa das doses e kits de vacinação para os postos. “Com apoio já acordado junto à Secretaria de Segurança para garantir que os postos possam atender os grupos prioritários a serem vacinados”. Ismael Alexandrino frisou ainda que não será permitida “carteirada” e que ninguém “se arvore a um direito que não tem para receber a vacina” como se fosse um privilégio. Há em trânsito outros 330 mil kits para Goiás.

A Secretaria Estadual de Saúde preparou também um protocolo para capacitar as equipes de vacinação sob os procedimentos corretos para infusão das doses intramusculares visando dar máxima eficácia para a campanha. “Nossos técnicos estão preparados, mas sempre fazemos um treinamento para potencializar ao máximo a campanha de imunização. Então, Goiás tem a meta de ser modelo de eficácia no enfrentamento nessa pandemia de Covid-19”, finalizou o secretário.

Total
0
Shares
Related Posts