Governadores assinam proposta de Caiado para novo modelo de Segurança

Protocolo de intenções prevê medidas para compartilhamento de dados e novas regras para circulação de tropas em ocorrências policiais

Nesta sexta-feira (29), proposta de novo modelo de Segurança Pública nas fronteiras interestaduais foi apresentada pelo governador Ronaldo Caiado (UB), durante fórum do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), em Rio Quente, e prevê compartilhamento de informações entre corporações policiais e livre trânsito de tropas em caso de perseguições.

A proposta engloba atuação de policiamento nas fronteiras interestaduais entre Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e o Distrito Federal, que receberá novas regras para assegurar mais segurança à população e reforçar a efetividade do combate às facções criminosas. 

“É prerrogativa nossa, dos governadores. Nós somos responsáveis pelos nossos limites e pelas nossas ações. Essa unidade é para preservar a segurança e a população”, declarou Caiado.

Governador do Mato Grosso e presidente do Consórcio, Mauro Mendes, acredita que cada passo dado em conjunto é revertido em melhorias para a população. “Acredito que hoje aqui demos mais um passo importante na consolidação dos esforços que haveremos de continuar implementando conjuntamente”, pontuou. 

Com organizações criminosas cada vez mais aparelhadas e numerosas, o objetivo do acordo interestadual é somar forças e fechar o cerco. “Somos o estado que faz fronteira com dois países, Bolívia e Paraguai, e cinco outros estados, Paraná, São Paulo, Minas, Goiás e Mato Grosso. Olha o nosso desafio”, comentou o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. 

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) foi criado em 2015. É composto pelo Distrito Federal e os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. A coalisão almeja, de forma integrada e via cooperação interestadual, promover o desenvolvimento econômico e social da região.

Total
0
Shares
Related Posts