O Governo Brasileiro, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), declarou comprometimento com o aprimoramento do rastreamento por satélite de embarcações de pesca no país. O compromisso foi firmado no Memorando de Entendimento com a organização sem fins lucrativos Global Fishing Watch.
O documento é assinado pelo Secretário da Aquicultura e Pesca, do Mapa, Jorge Seif Junior, e pelo diretor-executivo da Global Fishing Watch, Anthony Donald Long.
O Brasil se torna o sétimo país a integrar a plataforma da Global Fishing Watch, que promove a transparência de dados no rastreamento de embarcações de pesca dos países signatários para incrementar a governança sobre a Zona Exclusiva Econômica (ZEE).
A plataforma Global Fishing Watch, desenvolvida pelo Google, conta com tecnologia para processar grande quantidade de dados e utiliza de inteligência artificial para ajudar pescadores, pesquisadores, tomadores de decisão e a sociedade para melhor entender o comportamento das operações de pesca no país.
“Nós estamos muito otimistas com essa parceria e totalmente alinhados com as iniciativas globais de promover a melhoria da gestão da pesca no país. A pesca é uma atividade economicamente importante ao Brasil, e deve ser bem monitorada e gerenciada, baseada nos princípios da sustentabilidade”, afirmou o secretário Jorge Seif Jr.
Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento