Governo de Goiás investe mais de R$ 2,5 milhões na Casa do Idoso Vila Mutirão

Caiado ressaltou que na atual gestão só se começa uma obra com a garantia da conclusão para agosto de 2021 – (Foto: Wesley Costa)

O Centro de Convivência contará com piscina e equipamentos de fisioterapia e de atividades físicas e recreativas

O governador Ronaldo Caiado (DEM) assinou, na manhã da última quinta-feira (31), ordem de serviço para o início das obras de reconstrução e ampliação da Casa do Idoso Vila Mutirão, em Goiânia. No evento, também foi autorizada a implantação de um Centro de Convivência no local. Serão investidos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), R$ 2.590.983,18 nas obras. O recurso é oriundo do Protege, fundo responsável pelo custeio dos programas da rede de proteção social.

“Um governo não se constrói apenas com grandes obras, mas com carinho, cuidado e melhoria da qualidade de vida do cidadão”, afirmou Caiado durante a solenidade.

Caiado ressaltou que na atual gestão só se começa uma obra com a garantia da conclusão. Com previsão de entrega para agosto de 2021, a reestruturação da Casa da Vila Mutirão, que vai proporcionar mais qualidade de vida aos idosos, será iniciada de imediato. “Esse é o compromisso que temos no nosso governo. Não vai ficar obra inacabada, tem que começar e finalizar”, frisou.

Titular da Seds, Lúcia Vânia destacou os avanços da atual gestão no cuidado aos idosos. “Tínhamos 12 municípios que eram considerados amigos da pessoa idosa. Hoje, estamos com 85 com esse diploma”, comemorou. Segundo a secretária, essas cidades vão receber programas especiais dos governos federal e estadual. “Acredito que, até o final do governo, teremos os 246 contemplados com esse diploma”, projetou. Sobre a Casa do Idoso, Lúcia Vânia relatou que o abrigo faz parte da história da região.

Casa do Idoso Vila Mutirão

Construída na década de 1980, hoje a Casa do Idoso já não atende aos requisitos de acessibilidade e conforto para as pessoas idosas. A unidade conta com 30 casas-lares construídas para atender até 60 idosos em situação de vulnerabilidade social, mas atualmente abriga apenas oito moradores. Durante a reconstrução, eles vão ficar com famílias acolhedoras, que terão toda a assistência necessária por parte do Governo do Estado durante este período.

As casas atuais têm paredes de placas de concreto, que serão revestidas com tijolos e terão o piso nivelado com a área externa, além de receber forro de gesso. As portas serão padronizadas, todas metálicas e com largura para que os cadeirantes possam passar por elas. Outras mudanças serão feitas nas janelas, para melhorar a ventilação e integrar a residência com a área externa, que é bastante arborizada e continuará intacta com a construção da área de lazer. A Casa será cercada por muro para melhorar a segurança.

O Centro de Convivência contará com piscina e equipamentos de fisioterapia e de atividades físicas e recreativas, com o objetivo de contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos moradores e visitantes. Será construído ainda um salão, com 250 metros quadrados de área e capacidade para receber mais de 200 pessoas com conforto, local onde poderão ocorrer os tradicionais bailões da sexta-feira.

Total
0
Shares
Related Posts