Governo de Goiás seleciona novas OSs para três hospitais estaduais

O chamamento das novas Organizações Sociais para substituição da gestão dos hospitais seguirá dois caminhos em paralelo, um emergencial e um regular – (Foto: Britto)

IBGH desistiu de manter os contratos. Secretaria de Saúde ressalta que usuários não ficarão sem atendimento

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), vai selecionar novas Organizações Sociais (OSs) para a gestão dos hospitais estaduais de Pirenópolis, Jaraguá e Santa Helena. A decisão veio após o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), instituição que estava à frente das unidades, ser questionado se teria interesse em continuar na gestão e capacidade de garantir 100% da qualidade do atendimento prestado ao cidadão. A organização alegou dificuldades e optou por não gerir mais os hospitais, desistindo dos contratos estabelecidos com o Estado.

Todos os três contratos com a Organização Social foram firmados na gestão anterior do governo estadual. Há algum tempo, a Secretaria de Saúde já enfrentava dificuldades em relação à Organização Social no que tange à prestação de serviços, além de reclamações sucessivas de atrasos salariais aos trabalhadores e de pagamento aos fornecedores, o que refletia diretamente no desempenho das unidades. O IBGH alegou que, dado alguns fatos recentes, não teria condições de seguir à frente dos hospitais, visto que no momento atual estão com dificuldades de aquisições e relacionamento com o mercado.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, o chamamento das novas OSs para substituição da gestão dos hospitais seguirá dois caminhos em paralelo.

“Ocorrerá um processo regular, que demora um pouco mais, entre 90 e 120 dias; e um emergencial, que deve ser finalizado provavelmente na próxima semana, com vigência máxima do contrato de 180 dias. Dessa forma, não haverá nenhuma descontinuidade do serviço entregue aos goianos”, garantiu Alexandrino.

Total
0
Shares
Related Posts