O deputado Helio de Sousa (PSDB) quer ampliação do debate sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 5022/21, que visa extinguir o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO). De autoria do deputado Henrique Arantes (MDB), a matéria foi protocolada na Assembleia Legislativa no fim do mês de abril e conta com a assinatura de 26 parlamentares.
Para Helio, a PEC precisa ter um debate mais profundo, sendo ele de cunho político e/ou técnico, para que se busque aquilo que for o pensamento da maioria. Na perspectiva do parlamentar, é importante reunir os presidentes do Parlamento goiano, Lissauer Vieira (PSB); do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), conselheiro Edson Ferrari; da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Paulo Rezende; da Federação Goiana dos Municípios (FGM), José de Sousa Cunha; da União dos Vereadores de Goiás (Uvego), Ricardo Oliveira; e representante do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) para tratar do tema.
Segundo Helio de Sousa, não é a primeira tentativa de extinção do órgão, que já foi alvo de PEC no passado. “A questão da extinção do TCM precisa e deve ter um estudo detalhado para que a gente possa ter a responsabilidade de adotar a medida que for correta”, ressalta. “O TCM que temos mostrou que possui credibilidade e que tem alcançado, ao longo dos anos, um apoio importante, que é o controle externo dos municípios”, argumenta o parlamentar, ao defender a importância do debate.
Goiás conta com 246 municípios e, diante das necessidades dos mesmos no que tange à atribuição do órgão, o Tribunal de Contas tem feito um papel importantíssimo para as Câmaras Municipais. Segundo o deputado tucano, ”o TCM as assessora e orienta, da mesma maneira que o TCE orienta os deputados na prestação de contas, nas questões que sejam de interesse do Estado. Para mim, é um órgão de vital importância”, defende.
Objetivos
Ao analisar a situação, o parlamentar afirma que, “aqueles que defendem a ideia de que será uma maneira de reduzir custos, provavelmente estão enganados, porque, caso o TCM seja absorvido pelo outro órgão, que seria o TCE, toda a estrutura funcional, continuaria”.
Além disso, conforme Helio de Sousa, o corpo de servidores do órgão é formado por funcionários concursados, que têm seus direitos. “Até mesmo os conselheiros, que já não estariam trabalhando, porque perderiam a sua função, não perderiam o cargo. Eles continuariam recebendo sem trabalhar”, pontua.
Ao defender seu posicionamento, o deputado disse acreditar que, ao contrário do que pensam aqueles que pretendem extinguir o órgão, ele entende que vai gerar ônus, “porque para substituir esses conselheiros, deverá ser criado um outro termo consultivo para ocupar a vaga deles”. E continua: “Do ponto de vista econômico e do ponto de vista financeiro, eu vejo que haverá um prejuízo, inclusive, de aumento de despesas com pessoal”, arremata.
Para o parlamentar, também se faz necessário indagar se o TCE quer assumir tal função. “Ele, que já está sobrecarregado com o controle que faz, não só do Estado, mas das autarquias, fundações e organizações sociais. Ou seja, acredito que somente os conselheiros de lá poderão responder. Talvez o TCE não tenha interesse”, alerta. Na opinião do deputado, também é preciso avaliar a perspectiva de prefeitos e vereadores sobre a possível mudança.
“Vou propor que façamos essa reunião o mais rápido possível, porque temos aproximadamente duas semanas para transcorrer dentro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) o prazo para que se faça emendas. Sou de uma posição definida. Eu não vou fazer emendas. Eu vou lutar para manter o TCM”, ressalta Helio de Sousa.
Related Posts
Comissão debate impacto da pandemia em crianças e adolescentes
Divulgação/Governo de São Paulo Criança infectada por Covid-19 é atendida em hospital A Comissão de Legislação Participativa da…
23 de abril de 2021
Polícia Civil resgata animais vítimas de maus-tratos
Responsável foi autuado por crime ambiental de maus-tratos Os policiais civis da 1ª Delegacia Distrital de Polícia (DDP)…
11 de maio de 2020
Bolsonaro anuncia novo ministro da Educação
Nomeação já foi publicada no Diário Oficial da União Da Agência Brasil O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido)…
Mais da metade dos brasileiros quer comprar presentes no Dia das Mães
Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que 58,6% dos brasileiros pretendem dar presentes no Dia…
25 de abril de 2021