Tecnologia utilizada no procedimento oferece maior precisão, além disso, reduz o tempo de procedimento e aumenta a durabilidade
O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), unidade construída e mantida pela Prefeitura e gerida pelo Einstein, realizou uma artroplastia total de joelho utilizando óculos de realidade aumentada em um paciente de 52 anos, diagnosticado com artrose. A cirurgia marca um grande avanço no acesso à tecnologia de ponta em tratamentos ortopédicos, pois HMAP é o primeiro hospital público da região Centro-Oeste a utilizar a ferramenta.
A tecnologia utilizada aumenta a precisão das cirurgias, melhora os resultados e a recuperação dos pacientes, além de otimizar a formação dos profissionais da saúde. A tecnologia já está presente na Europa, Austrália, e foi recentemente adotada nos Estados Unidos.
“O cirurgião insere três guias cirúrgicos em pontos estratégicos do joelho e o óculos lê milimetricamente, através de um QR CODE, a distância entre eles. Desta forma, é possível escolher a prótese que melhor se encaixa naquele paciente”, explicou Junichiro Sado, médico ortopedista do HMAP e especialista em cirurgia do joelho.
Ao todo, três médicos participaram da cirurgia que durou pouco mais de duas horas. Helder Rocha, ortopedista especialista em cirurgia do joelho e cirurgião do HMAP, afirma que o uso da tecnologia pode baratear o processo como um todo. “O tempo da cirurgia é menor, além de exigir um menor número de instrumentais”, pontuou.