Mobilização visa reduzir o tempo de espera por essas cirurgias e retomar os procedimentos que foram interrompidos durante a pandemia
Na manhã desta segunda-feira (26), o Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP), gerenciado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, iniciou o primeiro mutirão de cirurgias eletivas de Aparecida. No último sábado (24), mais de 100 pacientes já passaram por avaliações pré-operatórias com cirurgiões gerais e pediátricos, cardiologistas e anestesistas.
Ao acompanhar o início dos trabalhos das primeiras cirurgias, o prefeito Vilmar Mariano (Patriota), que estava acompanhado da secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, ressaltou que a força-tarefa visa zerar a fila de cirurgias eletivas do município.
“Estamos fazendo uma força-tarefa para que possamos zerar a fila de espera, nossos objetivos são grandes em Aparecida. A prefeitura, a SMS e o HMAP têm responsabilidade e sensibilidade com a saúde da população e vamos fazer outros mutirões para que no final do ano já tenhamos uma fila muito menor de espera por cirurgias eletivas. E tudo realizado aqui, nesse hospital que tem excelência no atendimento, respeito pelas pessoas e tem apresentado avaliações muito positivas em todos os aspectos”, destacou o prefeito Vilmar Mariano.
O diretor geral do HMAP, Felipe Piza, explicou que a organização do mutirão envolve profissionais de diversos setores do hospital e enumerou as cirurgias que inicialmente serão priorizadas. “Nesse primeiro momento estamos fazendo as cirurgias gerais de maior demanda, como as de vesícula, hérnia, fimose e etc.”