Início Cidades Inscrições de privados de liberdade no Enem bateram novo recorde em Goiás

Inscrições de privados de liberdade no Enem bateram novo recorde em Goiás

Polícia Penal de Goiás eleva pelo quinto ano seguido o número de reeducandos inscritos no Enem - (Foto: PPGO)

Aumento foi de 577,4% na quantidade de inscritos em relação a 2019

Pelo quinto ano seguido, a Polícia Penal de Goiás conseguiu elevar o número de reeducandos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade (Enem PPL). Em 2024, foram 3.184 inscritos de maneira voluntária, registrando crescimento de 27% em relação a 2023 (2.507). Quando comparado a 2019, o aumento foi de 577,4% na quantidade de inscritos – praticamente oito vezes.

As provas do Enem PPL foram aplicadas em dezembro do ano passado, dentro das unidades prisionais geridas pela DGPP. O exame avalia o desempenho do participante que concluiu o Ensino Médio e, a partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), permite o acesso ao Ensino Superior por meio de programas como Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Além disso, contribui para elevar a escolaridade da população prisional brasileira.

Encceja

O número de custodiados e custodiadas aptos a participarem do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2025 bateu recorde novamente em Goiás. São 5.719 inscritos este ano, registrando crescimento de 11% em relação a 2024 (5.152).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas nos dias 23 e 24 de setembro. O Encceja é uma oportunidade para obter a certificação dos ensinos Fundamental e Médio. É o oitavo ano seguido em que a Polícia Penal consegue elevar o número de apenados no Encceja PPL. De 2017 a 2025, o crescimento foi de 957%.

Indicadores criminais

Nesta quarta-feira (30/7), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), apresentou os indicadores criminais do estado com os números do primeiro semestre de 2025. Quando comparado a 2018, a Polícia Penal de Goiás conseguiu zerar o número de apreensões de armas entre os detentos do estado (em 2018, foram 21 casos). Em relação aos celulares apreendidos, a queda foi 99,4% (6.192 casos em 2018 contra 22 em 2025).