Seleção oferece 141 vagas para Superintendência, sendo 52 de perito criminal e outras 89 para auxiliar de autópsia
As inscrições para o concurso da Superintendência da Polícia Técnico-Científica serão encerradas neste domingo (09). A seleção oferece 52 vagas para perito criminal de 3º classe e 89 oportunidades para auxiliar de autópsia de 3º classe. A inscrição deve ser realizada no portal da banca organizadora, o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), e tem o custo de R$ 130 e R$ 100, respectivamente. Do total de vagas, 5% é reservado a candidatos com deficiência.
A remuneração inicial é de R$ 12.247,85 para perito criminal e de R$ 6.353,13 para auxiliar de autópsia, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Para perito criminal é exigido formação superior em cursos específicos, como Ciências Contábeis, Psicologia, Medicina Veterinária, entre outros. Para auxiliar de autópsia o candidato deverá apresentar certificado de conclusão de nível fundamental (antigo primeiro grau). As vagas são divididas por macrorregiões do estado.
As provas objetiva e discursiva do concurso serão aplicadas no dia 7 de maio de 2023, para as vagas de perito criminal de 3º classe, e no dia 21 de maio 2023 para os candidatos que concorrem ao cargo de auxiliar de autópsia de 3º classe, nas cidades de Anápolis, Cidade Ocidental, Formosa, Goiânia e Valparaíso. As demais fases vão ocorrer somente na capital.
A seleção dos candidatos compreende ainda as seguintes fases: teste de aptidão física, avaliação médica, exame psicotécnico e avaliação de vida pregressa e investigação social. Há também as etapas de avaliação por equipe multiprofissional (somente para os candidatos com deficiência) e prova de títulos (exclusiva para cargos de perito criminal).
Para obter mais informações sobre as atribuições, requisitos e lotação dos cargos do concurso público, os candidatos devem ler o edital na íntegra, disponível no endereço oficial do certame (https://www.iades.com.br) e no portal da Escola de Governo (https://www.escoladegoverno.go.gov.br/).