Senador trabalha no sentido de tentar viabilizar sua reeleição, em 2026
Após se afastar do grupo político liderado pelo governador Ronaldo Caiado (UB), o senador Vanderlan Cardoso (PSD) agora tenta reconstruir a relação com o chefe do Poder Executivo estadual. A sinalização tem um único objetivo: viabilizar sua reeleição.
Nos últimos anos, Vanderlan consolidou a fama de não firmar alianças duradouras. Podemos observar o exemplo das eleições de 2020, quando o senador foi candidato a prefeito de Goiânia com o apoio de Caiado, sendo que dois anos depois apoiou a candidatura de Major Vitor Hugo (PL) na corrida ao Palácio das Esmeraldas, contra o governador.
O último sinal de Vanderlan foi dado no último dia 4 de abril, quando marcou presença no evento de lançamento da pré-candidatura presidencial de Caiado, realizado em Salvador (BA).
Daniel Vilela
Vanderlan também tenta se aproximar do vice-governador Daniel Vilela (MDB). Nos últimos meses tem cogitado uma licença do mandato de senador para que o seu primeiro suplente, Pedro Chaves (MDB), assuma. Pedro é ligado politicamente a Daniel. Entretanto, esse movimento, até o presente momento, não passou de especulação.
2024
Vanderlan Cardoso disputou novamente a Prefeitura de Goiânia nas eleições de 2024, quando ficou em quinto lugar, com 45.186 votos. Já sua esposa, Izaura Cardoso (PSD) disputou a Prefeitura de Senador Canedo e ficou na terceira posição, com 15.501 votos. Tanto em Goiânia, quanto em Senador Canedo, os vencedores da disputa eleitoral foram os nomes lançados por Caiado, Sandro Mabel (UB) e Fernando Pellozo (UB).