Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 5075/21, de iniciativa do deputado Karlos Cabral (PDT), que visa instituir a Política Estadual de Atenção à Saúde Mental às vítimas da covid-19 em Goiás. O objetivo é minimizar os efeitos colaterais psicológicos que alguns pacientes enfrentam após se recuperarem da doença.
Segundo consta no texto da proposta, “o atendimento às vítimas poderá ser realizado de forma presencial ou à distância, por psiquiatras ou por equipes multidisciplinares composta por psicólogos, podendo ser treinadas pela própria Secretaria de Saúde do Estado de Goiás.”
Karlos Cabral citou pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2020 que constata que ansiedade em 86,5% dos participantes, transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos entrevistados. “A situação mencionada é agravada pelo isolamento social, que impede o contato dos pacientes com seus familiares, privando-os de um dos maiores prazeres do ser humano, que é conviver em sociedade”, afirmou ainda Cabral.
O projeto foi encaminhado às Comissões Temáticas para avaliação.
Related Posts
PM é suspeito de matar dono de distribuidora de bebidas
Robson de Souza, de 41 anos, foi morto na madrugada desta segunda-feira (23) com um tiro no queixo.…
23 de novembro de 2020
Filho é preso por ter matado o pai
Suspeito alegou que os dois estavam bebendo bebida alcoólica, quando discutiram, ocasião em que ele começou a agredi-lo…
Publicada lei que isenta amapaenses de pagar 1 mês de energia elétrica
Foi publicada hoje (27) no Diário Oficial da União a Lei nº 14.146/2021, sancionada com vetos pelo presidente…
27 de abril de 2021
MP, Defensoria e Procon orientam sobre contratos com escolas e faculdades
Nota técnica foi encaminhada aos órgãos públicos e entidades civis de defesa do consumidor O Ministério Público de…
16 de abril de 2020