Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 5075/21, de iniciativa do deputado Karlos Cabral (PDT), que visa instituir a Política Estadual de Atenção à Saúde Mental às vítimas da covid-19 em Goiás. O objetivo é minimizar os efeitos colaterais psicológicos que alguns pacientes enfrentam após se recuperarem da doença.
Segundo consta no texto da proposta, “o atendimento às vítimas poderá ser realizado de forma presencial ou à distância, por psiquiatras ou por equipes multidisciplinares composta por psicólogos, podendo ser treinadas pela própria Secretaria de Saúde do Estado de Goiás.”
Karlos Cabral citou pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2020 que constata que ansiedade em 86,5% dos participantes, transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos entrevistados. “A situação mencionada é agravada pelo isolamento social, que impede o contato dos pacientes com seus familiares, privando-os de um dos maiores prazeres do ser humano, que é conviver em sociedade”, afirmou ainda Cabral.
O projeto foi encaminhado às Comissões Temáticas para avaliação.
Related Posts
Governo de Goiás declara situação de emergência hídrica
Decreto publicado nesta terça-feira estabelece consumo humano como prioridade pelos próximos 210 dias O Governo de Goiás publicou…
Covid-19: Dois governadores testam positivo para a infecção
Os políticos confirmaram oficialmente o resultado dos exames nesta terça-feira Os governadores do Rio de Janeiro e do…
15 de abril de 2020
Câmara aprova inserir mensagem sobre igualdade de gênero em propaganda
A Câmara dos Deputados aprovou hoje (22) o Projeto de Lei (PL) 1943/2019 que trata da inserção de…
23 de abril de 2021
TRF1 derruba liminar que barrou Renan Calheiros em relatoria de CPI
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) derrubou hoje (27) a liminar concedida pela primeira instância da…
27 de abril de 2021