Mabel ajusta limite de velocidade de 40 para 50 km/h em vias do Centro de Goiânia

Prefeito Sandro Mabel e secretário Tarcísio Abreu comandam troca de sinalização nas principais vias do centro da cidade – (Foto Alex Malheiros/Secom Goiânia)

Estudo técnico que aponta incompatibilidade do limite anterior com as características de vias com múltiplas faixas, boa visibilidade e traçado predominantemente reto

O prefeito Sandro Mabel anunciou, nesta terça-feira (3/2), a alteração do limite de velocidade de 40 km/h para 50 km/h em vias do Centro de Goiânia. As alterações incluem a implantação completa da nova sinalização vertical e horizontal da chamada Zona 50 e sincronização de semáforos com a chamada Onda Verde.

“Foi constatado que o limite de 40 km/h se mostrou incompatível com as características dessas vias, que têm múltiplas faixas, boa visibilidade e traçado predominantemente reto. Nosso levantamento apontou também que a maior parte dos motoristas já circulava entre 48 km/h e 55 km/h, então estamos formalizando em 50 km/h”, explicou o prefeito.

Mabel também destacou que as vias têm travessia com faixa pintada, sinal do pedestre, e que a análise dos últimos cinco anos indica baixo índice de sinistros nos trechos, sem registro de vítimas.

Estudo da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), mostra que quando o limite está muito abaixo da velocidade natural da via, parte dos condutores deixa de respeitá-lo, o que reduz a credibilidade da sinalização e aumenta a instabilidade do tráfego. “A partir do estudo, observamos que essas vias apresentavam a necessidade de outra velocidade para dar mais fluidez, mantendo a segurança aviária da região”, apontou o titular da SET, Tarcísio Abreu.

O novo limite de velocidade valerá para vias de caráter estrutural e de grande circulação, não para ruas locais ou áreas residenciais típicas de Zona 40.

Locais onde houve a mudança:

– Avenidas Araguaia

– Avenida Tocantins

– Avenida Paranaíba

– Avenida Anhanguera

– Rua 3

Radares

Os radares nesses trechos já foram reprogramados e começarão a fiscalizar somente após a substituição total da sinalização e da nova aferição do Inmetro.

Sandro Mabel comentou também que a sincronização semafórica que está sendo implantada funciona melhor com a velocidade de 50 km/h.

Confira:

Total
0
Shares
Related Posts