Mabel lança plano de combate a focos de incêndio durante o período de seca

Sandro Mabel: mapeamento de locais de incidência de focos e a criação do Sistema Municipal de Informações sobre Incêndios – (Foto Alex Malheiros/Secom Goiânia)

Prefeito apresentou a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Fogo e Conservação da Biodiversidade em parques e áreas públicas de Goiânia

Durante solenidade realizada no Jardim Botânico na manhã desta sexta-feira (15/8), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, lançou a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Fogo e Conservação da Biodiversidade em parques e áreas públicas da capital.

A ação consiste em um plano que prevê a expansão de brigadas florestais para os parques da cidade – com a participação de voluntários, mapeamento dos locais de grande risco e a criação do Sistema Municipal de Informações sobre Incêndios – e visa à preservação das áreas verdes de possíveis incêndios.

Segundo Mabel, o plano foi criado devido ao aumento de focos de incêndio durante o período de seca. “Um parque, se você deixar queimar, ele demora muitos anos para se recuperar. Nós precisamos ter condições de ações rápidas. E essa junção de esforços, com equipamentos próprios, com equipes treinadas e tudo mais, fazem com que nós possamos tomar providência”, declarou o prefeito.

Incêndio criminoso

Mabel destacou também que a prefeitura vai trabalhar para identificar as pessoas que provocam incêndios na cidade. “É importante destacar que a GCM também trabalha para identificar quem comete o incêndio criminoso, e é importante reforçar com a população que o fogo não é o melhor instrumento para se fazer a limpeza”, alertou o prefeito.

Plano de ação

O prefeito apresentou também o Plano de Ação de Combate às Queimadas, elaborado pelo Gabinete de Crise, formado por órgãos como a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e o Centro de Informações Meteorológicas e Ambientais de Goiás (Cimehgo).

A tecnologia foi um dos motes centrais para o desenvolvimento do plano, por meio do aplicativo Monitor de Queimadas, criado pelo Cimehgo, que permite que a população possa informar aos órgãos responsáveis, em tempo real, sobre a ocorrência de incêndios.

Presenças

A solenidade contou ainda com as presenças da Amma, Zilma Peixoto, do coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça, da delegada-adjunta da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Lara Menezes Melo Oliveira, do representante do Corpo de Bombeiros, Coronel Carlos, vereadores e autoridades do município e do Estado.

Total
0
Shares
Related Posts