Projeto estratégico apresenta ações que orientam o crescimento do setor na capital nos próximos anos
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico de Goiânia (PEDT GYN 2025-2028) apresenta as ações que devem orientar o crescimento do turismo na capital nos próximos quatro anos e se baseia no conceito de Destino Turístico Inteligente, que reúne inovação, tecnologia, segurança, acessibilidade, sustentabilidade, mobilidade e criatividade.
O documento foi entregue nas mãos do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, na manhã desta sexta-feira (13/6). “Goiânia é uma cidade acolhedora, bonita, com excelente gastronomia, áreas de lazer e cultura. Esse plano chega para nos ajudar a organizar e potencializar o que já temos, além de abrir novas possibilidades para atrair mais visitantes”, afirmou Mabel.
Rota nacional de grandes shows.
O prefeito destacou algumas das estratégias previstas, como a criação de rotas turísticas, entre elas, a do estilo Art Déco, a realização de grandes eventos, modernização da infraestrutura turística, ampliação dos serviços oferecidos aos visitantes e a capacitação de trabalhadores da área.
“Queremos inserir Goiânia na rota nacional de grandes shows. A Cidade da Música, por exemplo, será um espaço para 100 mil pessoas e vai permitir que espetáculos que passam por São Paulo, Rio e Belo Horizonte também venham para cá”, acrescentou Mabel.
Além disso, estão previstas ações de fortalecimento de eventos esportivos, como o Grande Prêmio de Motovelocidade e a tentativa de trazer um campeonato mundial de vôlei de praia.
Vocações turísticas da cidade
A presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly, destacou que o plano foi construído com base em entrevistas com turistas, moradores e representantes do setor, identificando as principais vocações turísticas da cidade.
“Nossa cidade é acolhedora, tem uma gastronomia única, do x-salada à alta culinária, uma vida noturna vibrante, museus, parques, patrimônio Art Déco e agora está inserida em roteiros culturais e gastronômicos organizados”, declarou ela.
Estratégias de divulgação
As estratégias de divulgação incluem calendário integrado de eventos, disponível por QR Code em hotéis, bares, restaurantes, na rodoviária, aeroporto e na região da 44, por meio dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs).
A prefeitura está trabalhando com o Sindicato dos Guias de Turismo, agências e todo o trade para garantir que o visitante saiba o que encontrar na cidade.
Repercussão no setor
“O Plano Estratégico é uma parceria inédita que vai inserir e consolidar a capital de Goiás no roteiro dos principais destinos do Brasil”, destacou o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi.
“A partir disso, conseguimos estruturar programas e projetos baseados na metodologia do Destino Turístico Inteligente, que poderão ser conduzidos pela GoiâniaTur e sua equipe”, afirmou a coordenadora do Observatório do Turismo do Estado de Goiás, Giovanna Tavares..
O presidente do Cetur e Sindtur, Ricardo Rodrigues, definiu o plano como uma ferramenta que impacta toda a cadeia produtiva do turismo. “Vamos atrair investimentos, qualificar serviços, gerar empregos e ampliar a receita turística”, falou.
Presença na solenidade
Também compareceram à solenidade o diretor regional do Sesc/Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jadim, deputado estadual e presidente da comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, Coronel Adailton, o vereador e presidente da comissão de Turismo da Câmara de Goiânia, Sanches da Federal, e o vereador Lucas Kitão.