Desta vez são dois animais que foram abandonados pelos donos numa casa da Cidade Satélite São Luiz
Mesmo sendo crime com pena que pode variar entre 2 e 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda de animais, é comum a prática de crime de maus-tratos e abandono de animais em Aparecida de Goiânia. Desta vez, o crime está sendo praticado numa residência da Rua Paulo Setúbal, na Cidade Satélite São Luiz, em Aparecida de Goiânia.
Há cerca de 20 dias, dois cachorros machos foram abandonados, um vira-lata que ficou do lado de fora, e um Fila, que ficou dentro do quintal casa, por uma inquilina que saiu do endereço às pressas e não disse para onde ia se mudar.
Com o abandono dos inquilinos e a omissão da proprietária do imóvel, os dois cachorros estão sobrevivendo com comida e água colocadas pelos vizinhos. “Minha família e uma vizinha, nós alimentamos pelo muro com uma escada, jogamos comida e lá tem uma panela no quintal, próximo ao portão, onde jogamos água com balde”, disse uma moradora do bairro que preferiu não se identificar.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) de Aparecida de Goiânia já foi na casa duas vezes, mas não entrou para resgatar o cachorro que está preso no quintal porque o portão está trancada e não tem nenhum responsável para abri-lo. Este animal está com um pata dianteira quebrada e sarna espalhada pelo corpo.
Enquanto isso, o vira-lata fica na rua aguardando um resgate. “Sim, sim, ele fica no portão da casa porque é companheiro do outro cachorro, aí nós colocamos comida e água pra ele na calçada”, disse essa moradora.
Outro morador criticou a demora das autoridades públicas em resolver o problema e disse que há ONG’s que podem acolher e encaminhar os dois animais para adoção. “O que não pode é ficar assim, com esse crime de maus-tratos continuado”, reclamou.
A Lei 14.064/20 foi apelidada de Lei Sansão, em referência ao nome de um cachorro Pitbull que teve as patas traseiras decepadas pelo dono com um facão na cidade de Confins (MG).
Veja o vídeo: