Boletim divulgado na tarde desta segunda-feira (30) pela equipe médica que cuida de Maguito Vilela no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, informa que o prefeito eleito de Goiânia segue com quadro clínico estável, suporte da ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) no mínimo e parâmetros satisfatórios de oxigenação.
“Hoje, 30 de novembro, encontra-se traqueostomizado e em ventilação mecânica com parâmetros satisfatórios de oxigenação. Mantém a hemodiálise contínua, estabilidade hemodinâmica e segue em suporte mínimo da ECMO”, diz o boletim.
A inflamação do pulmão de Maguito vem sendo reduzida durante o tratamento e a expectativa da equipe médica é de desligar a ECMO por 12 horas nos próximos dias para testar o funcionamento do órgão sem o auxílio da máquina. A informação foi dada em entrevista à TV Anhanguera pelo médico Marcelo Rabahi, que é genro e cuidou de Maguito num primeiro momento ainda em Goiânia.
A sedação do paciente também está sendo reduzida diariamente pelos médicos. Nesses momentos os familiares tentam dialogar com ele. A estratégia é de reacordar e sedar o paciente novamente para verificar a reação dele na UTI. Maguito está se tratando há cerca de 40 dias.