Meme do caixão faz parte da cultura de países da África

O viral deixou brasileiros confusos se os vídeos eram fakes ou verdadeiros

Muita gente no Brasil já viu o “meme do caixão”. Os vídeos mostram inicialmente situações que nos levam a achar que os protagonistas das cenas vão perder as suas vidas, mas que são editados na “hora H” para imagens de um grupo de homens trajando paletós pretos, camisas e gravatas brancas, sapatos nas duas cores, boinas pretas e brancas, às vezes apenas preta, e lenços brancos nos bolsos do paletó. Um deles, que parece ser o “chefe” do grupo usa cartola preta. Esses homens dançam a fazem malabarismos com os caixões durante o velório.

Os passos e movimentos desses homens, realizados nas ruas, são sincronizados ao som da música “Astronomia 2K19”, do produtor musical italiano Stephan F. uma música eletrônica que, apesar de encaixar de forma perfeita, não parece ser o que estava tocando no momento da filmagem. 

Pois é, o que parece ser um vídeo fake tem um fundo de verdade. A dança em funerais é uma cerimônia tradicional em várias regiões da África

Neste caso, o grupo é de Gana e é liderado por Benjamin Aidoo, o homem que usa a cartola, um carregador de caixões profissional daquele país. Em entrevista à emissora BBC, Aidoo disse que pensou que a nova maneira de executar seu trabalho poderia levar mais alegria aos funerais. “Quando o cliente vem até nós, perguntamos: ‘Você quer algo solene ou um pouco mais de teatro? Ou talvez uma coreografia?’. É só pedir que nós fazemos”.

Então, os vídeos podem ser considerados fakes e verdadeiros ao mesmo tempo. A primeira parte não revela, necessariamente, o que aconteceu com o protagonista da cena. Já a segunda parte mostra uma cerimônia tradicional realizada em funerais de alguns países da África.

Total
0
Shares
Related Posts