A conclusão do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia ocorreu, nesta sexta-feira (6). Foram 20 anos de negociação e o pacto foi selado por presidentes e líderes mundiais no Uruguai.
A ratificação ocorreu durante a Cúpula de Líderes do Mercosul, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen disse que “o acordo com Mercosul é vitória para a Europa”.
Ela também parabenizou os negociadores, “que trabalharam de forma incansável durante anos por um acordo ambicioso e equilibrado, e tiveram sucesso, o laço do Mercosul, que é um dos mais fortes do mundo. É um laço que se ancora na confiança”.
Antes da conclusão, o presidente do Uruguai, Lacalle Pou, discursou. “Queremos sair com o acordo e, saindo disso, precisamos ir para a essência do que nos trouxe até aqui. Sabemos quão fácil é destruir e quão difícil é construir. Ficar firmes no que nos une”, disse.
Nas redes sociais, Lula comemorou o acordo. “Após mais de duas décadas, concluímos as negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia”, escreveu no X.