“Mesmo fora do mandato, sempre estive ao lado do povo”, diz Cristiano Zoi após cassação pelo TRE

Vereador Cristiano Zoi perdeu o mandato por descumprimento da cota de gênero do seu partido – (Foto Ronaldo Coelho/Goiás 365)

Vereador disse que segue com a cabeça erguida e já estuda novos projetos eleitorais

Com o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) desde a noite desta terça-feira (16/09), o vereador Cristiano Zoi (Avante) participou normalmente da sessão ordinária na Câmara de Aparecida na manhã desta quarta-feira (17/09).

Ao Goiás 365, Cristiano Zoi disse que estava aguardando orientações do seu advogado, Diogo Crossara, e demonstrou otimismo. “Confio muito no trabalho dele, confio no sucesso que ainda possamos ter. Estou aguardando orientações sobre essa parte”, declarou.

Mesmo que não continue no mandando, Cristiano Zoi disse que vai manter o trabalho em prol da população. “Estou de cabeça erguida, trabalhando muito, me dedicando à população com sempre fiz. Antigamente, mesmo fora do mandato, sempre estive ao lado do povo e vou continuar assim”.

Novo projeto

Apesar do momento turbulento com a perda do mandato, o vereador trabalha com a possibilidade de participar de novo projeto eleitoral no futuro. “Ainda não tenho muita expectativa sobre essa situação. Estou ouvindo a população, ouvindo até o clamor de parlamentares aqui da cidade e de várias pessoas que me incentivam a ser candidato a deputado estadual. Vou erguer a cabeça e continuar a luta”, concluiu.

Julgamento

Na sessão desta terça-feira, os desembargadores julgaram os embargos de declaração apresentados pela defesa do vereador. O relator do caso, desembargador Laudo Natel Mateus, entendeu que a chapa do Avante descumpriu a cota de gênero nas eleições de 2024, anulou os votos da legenda e determinou a recontagem dos mesmos.

O voto do relator foi seguido pelos demais membros da Corte.

Assim, Cristiano Zoi que tinha perdido a cadeira na Câmara em primeira instância, teve o mandato cassado no TRE pela segunda vez.

Regras

Com a anulação dos votos do Avante, a distribuição das vagas segue as regras da Justiça Eleitoral para recomposição das bancadas. O suplente Diogo Tufão (PSD), que teve 1.757 votos, é o principal candidato a assumir a vaga deixada por Cristiano Zoi.

A posse do suplente, no entanto, depende da publicação do acórdão/decisão no Diário Oficial da Justiça Eleitoral e do encerramento de eventuais recursos que ainda possam ser apresentados.

A Secretaria da Câmara de Aparecida e os partidos políticos envolvidos na ação aguardam a publicação oficial do acórdão para iniciar os trâmites de substituição.

Total
0
Shares
Related Posts