Os secretários e até o vice-prefeito exercem influência em siglas que integram a base governista
Dos 22 auxiliares que compõem a equipe administrativa do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), 11 são presidentes de partidos ou comandam de maneira indireta siglas que integram a base governista.
O vice-prefeito Veter Martins, que agora integra PSD, divide o comando da sigla com o secretário de Articulação Política, Tatá Teixeira. O partido é presidido por Divino Ajax, liderança ligada a Tatá. Já Veter possui aliados na composição da comissão provisória.
Tatá ainda possui outro partido sob sua tutela, que é o PSDB, hoje presidido pelo empresário Vanilson Bueno. Bueno é parceiro de estrita confiança de Tatá, inclusive, com sociedade em negócios empresariais.
O secretário de Administração, Carlos Moreira, preside o Cidadania em Aparecida de Goiânia. Atualmente o partido vive um dilema, pois, na esfera estadual é liderado pelo vice-governador, Lincoln Tejota, o que poderá mudar o rumo do apoiamento partidário nas próximas eleições.
Já o secretário Rodrigo Caldas, que ocupa a pasta do Desenvolvimento Econômico, preside o Avante no município, partido que tem como principal pré-candidata a vereadora nas eleições deste ano Cida Pereira, irmã do ex-deputado estadual Marlúcio Pereira.
No comando da Secretaria de Esporte e Lazer está o presidente do PL, Geferson Aragão, que é aliado de primeira hora da deputada federal Magda Mofatto.
O secretário municipal da Fazenda, André Rosa, tem influência direta no comando do Podemos, que hoje é presidido em Aparecida por Rodrigo Estrela.
O Republicanos do deputado federal João Campos tem uma secretaria na administração municipal, que é a de Governo, gerida por Johnathan Medeiros, que preside o partido na esfera municipal. Detalhe, Johnathan também é sobrinho do parlamentar.
Na pasta do Meio Ambiente e Sustentabilidade está o presidente do Progressistas, Claudio Everson, que é tutelado pelo deputado federal Professor Alcides.
Einstein Paniago, após tentar, sem sucesso, assumir o comando do PDT, conseguiu pegar o PTC. Paniago é titular da Secretaria de Projetos e Captação de Recursos.
O PMB aparecidense, que já trocou de presidente em três oportunidades neste ano, hoje é gerido pelo procurador-geral do município, Fábio Camargo.
E o presidente do AparecidaPrev também preside o PT no município. Tratra-se de Adriano Montovani, que também tem vínculo familiar com o único vereador do partido na Câmara Municipal, Helvecino Moura.
Já o comando do MDB no município está sob responsabilidade do ex-deputado estadual Léo Mendanha, que é pai do prefeito Gustavo Mendanha.
G365 ([email protected])