Na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (10), os vereadores discutiram sobre a questão do lixo nos bairros de Aparecida de Goiânia. Entre os vereadores é unanimidade que a Prefeitura tem trabalhado na limpeza urbana, mas vários deles consideram que o serviço não dá resultado porque a população não colabora, pelo contrário, espalha lixo pela cidade toda.
Ex-secretário de Desenvolvimento Urbano
O vereador Aldivo Araújo (MDB), que é ex-secretário de Desenvolvimento Urbano, cobrou no seu discurso a participação da população. “Se tivesse a contribuição da população, nós poderíamos ter uma cidade mais limpa, mais aconchegante”, declarou.
Irresponsabilidade
Já o vereador Erivelton Contador (Progressistas), foi mais radical e disse: “Na verdade, irresponsabilidade de algumas pessoas que não ajudam a cuidar da nossa cidade”. Ele ainda acrescentou: “Precisamos coibir esse tipo de ação. Não damos conta mais de fazermos a nossa parte e a população não fazer a parte dela. Precisamos tomar uma medida mais séria quanto a isso. É chover no molhado”.
Falta fiscalização
Por sua vez, Marcelo da Saúde (Podemos) pontuou: “A prefeitura até recolhe o lixo e o entulho, mas no outro dia tá tudo de volta. Falta fiscalização”.
Sem consciência
Para Getulio Andrade (PV), “a população, em parte, precisa ter essa consciência”.
Comportamento
O vereador Fábio Ideal (Progressistas) disse que não adianta limpar a cidade se a população continuar com o mesmo comportamento. “Limpa de manhã e quando chega à tarde está sujo de novo. O poder público é sobrecarregado, é congestionado e não dá conta de fazer tudo ao mesmo tempo. Mas se você, cidadão, fizer a sua parte, você vai estar ajudando muito o poder público municipal.
Prefeitura ineficiente
Já o vereador Leandro da Pamonharia (Agir) discordou dos colegas que culparam a população e disse que a Prefeitura é “ineficiente” no serviço de limpeza urbana. “Minha região continua sofrendo. Estão colocando a culpa do lixo na população, mas o Executivo é ineficiente nessa questão do lixo em Aparecida de Goiânia. A população sofre com o descaso da Prefeitura”.
Proposta
Uma proposta foi apresentada pelo vereador Sandro Oliveira (Cidadania) como forma de acomodar o lixo e o entulho. “Esse problema só vai ser resolvido com os ecopontos. Já passou da hora de Aparecida, pelo porte que tem, de ter os ecopontos”.
Lixo é rentável
Por sua vez, o presidente da Câmara, vereador André Fortaleza (MDB), fez uma observação importante. “O lixo, em muitos países, é rentável, e no nosso país continua sendo problema”.