Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta mostra que houve redução em crimes como roubo de cargas, veículos e celulares, em 2022
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última quinta-feira (20) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta que não há nenhuma cidade goiana entre as 50 mais violentas do país, segundo a taxa de mortes violentas intencionais. O levantamento reúne informações de todos os estados brasileiros e monitora a evolução dos índices de segurança pública no país.
No ano passado Goiás se destacou nacionalmente na queda de crimes violentos como roubo de veículos, cujos registros 25,3%. Também houve queda de 17,1% nos números de roubos de celulares.
Especificamente a capital, Goiânia, que chegou a figurar como a 21ª mais violenta do país em 2013, hoje pode ser considerada a quinta mais segura do país. A cidade registrou queda de 18,8% no número de homicídios dolosos, entre outas reduções.
“Estamos avançando muito. Ainda não chegamos ao ideal, mas com o efetivo que temos hoje, considerado pequeno, já temos a melhor segurança pública do país. Estamos trabalhando para reforçar os quadros das forças para atingir quedas ainda melhores, principalmente nos crimes mais violentos”, comemorou o governador Ronaldo Caiado (UB).
De acordo com o estudo, roubos a estabelecimentos comerciais apresentaram diminuição de 21,9%. O crime de roubo de cargas recuou 70,3%. Quando se trata de roubo a instituição financeira, Goiás segue sem nenhum registro em 2022.
Homicídios dolosos
Ao analisar os dados de homicídios dolosos, o anuário estabelece duas categorias: número de vítimas e ocorrências. Levando em conta o número de vítimas desse tipo de crime, em 2021 foram 1.242, contra 1.183 em 2022, 5,9% a menos. Já quando se observa o número de ocorrências há uma queda de 7,7%. Foram 1.216 em 2021, contra 1.136 em 2022.