Nenhuma cidade goiana está entre as 50 mais violentas do país

Caiado afirma que trabalha para reforçar os quadros das forças de segurança para reduzir ainda mais os índices de criminalidade – (Foto: SSP)

Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta mostra que houve redução em crimes como roubo de cargas, veículos e celulares, em 2022

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última quinta-feira (20) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta que não há nenhuma cidade goiana entre as 50 mais violentas do país, segundo a taxa de mortes violentas intencionais. O levantamento reúne informações de todos os estados brasileiros e monitora a evolução dos índices de segurança pública no país.

No ano passado Goiás se destacou nacionalmente na queda de crimes violentos como roubo de veículos, cujos registros 25,3%. Também houve queda de 17,1% nos números de roubos de celulares.

Especificamente a capital, Goiânia, que chegou a figurar como a 21ª mais violenta do país em 2013, hoje pode ser considerada a quinta mais segura do país. A cidade registrou queda de 18,8% no número de homicídios dolosos, entre outas reduções.

“Estamos avançando muito. Ainda não chegamos ao ideal, mas com o efetivo que temos hoje, considerado pequeno, já temos a melhor segurança pública do país. Estamos trabalhando para reforçar os quadros das forças para atingir quedas ainda melhores, principalmente nos crimes mais violentos”, comemorou o governador Ronaldo Caiado (UB).

De acordo com o estudo, roubos a estabelecimentos comerciais apresentaram diminuição de 21,9%. O crime de roubo de cargas recuou 70,3%. Quando se trata de roubo a instituição financeira, Goiás segue sem nenhum registro em 2022.

Homicídios dolosos

Ao analisar os dados de homicídios dolosos, o anuário estabelece duas categorias: número de vítimas e ocorrências. Levando em conta o número de vítimas desse tipo de crime, em 2021 foram 1.242, contra 1.183 em 2022, 5,9% a menos. Já quando se observa o número de ocorrências há uma queda de 7,7%. Foram 1.216 em 2021, contra 1.136 em 2022.

Total
0
Shares
Related Posts