Quarto orador a discursar no Pequeno Expediente, o deputado Helio de Sousa (PSDB) disse que é a favor da manutenção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). “Iniciado em 1977, que criou o embrião e estruturou o início do TCM, consolidado pela Constituição Estadual de 1989, dando segurança jurídica para prefeitos e vereadores, é uma instituição salutar”, afirmou.
Helio disse que o TCM chegou a ser extinto em 1997 e, 55 dias depois, o então deputado Ibsen de Castro propôs a recriação do TCM, permitindo a volta do funcionamento daquela estrutura, o que foi aprovado pelos deputados da Casa. “O então governador Maguito (Vilela), no último dia do mandato de 1998, fez uma PEC convalidando a recriação do TCM”, lembrou Helio. “Agora volto a ser contra a extinção do TCM porque isso só vai aumentar os custos ao erário, em vez de diminuir, já que os servidores e conselheiros continuarão recebendo do Estado normalmente”, apontou.
“Conversando com a FGM e a AGM, as duas diretorias manifestam contrariedade com a extinção, o mesmo pensam as entidades de vereadores, não há vantagem em extinguir uma estrutura que já funciona e que dá boas orientações para eles, o mesmo não ocorreria se concentrasse tudo isso no TCE-GO, afinal esse Tribunal já tem muito trabalho”, concluiu.
Related Posts
Emissões de debêntures incentivadas captam R$ 1,9 bilhão em março
As emissões de debêntures incentivadas de infraestrutura alcançaram R$ 1,9 bilhão em março. Esse montante foi resultado da…
13 de maio de 2021
Reduzida a adição de biodiesel ao óleo diesel
A Resolução nº 4 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) estabelece a redução do teor de mistura…
23 de abril de 2021
Publicada indicação de Kassio Nunes para cargo de ministro do STF
Nome do desembargador do TRF1 foi anunciado nessa quinta-feira Da Agência Brasil O Diário Oficial da União publica,…
Covid-19: Vereador de Goiânia está na UTI
Parlamentar apresentou piora no quadro de saúde nesta quarta-feira O vereador por Goiânia, Felisberto Tavares (Podemos), após uma…