Quarto orador a discursar no Pequeno Expediente, o deputado Helio de Sousa (PSDB) disse que é a favor da manutenção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). “Iniciado em 1977, que criou o embrião e estruturou o início do TCM, consolidado pela Constituição Estadual de 1989, dando segurança jurídica para prefeitos e vereadores, é uma instituição salutar”, afirmou.
Helio disse que o TCM chegou a ser extinto em 1997 e, 55 dias depois, o então deputado Ibsen de Castro propôs a recriação do TCM, permitindo a volta do funcionamento daquela estrutura, o que foi aprovado pelos deputados da Casa. “O então governador Maguito (Vilela), no último dia do mandato de 1998, fez uma PEC convalidando a recriação do TCM”, lembrou Helio. “Agora volto a ser contra a extinção do TCM porque isso só vai aumentar os custos ao erário, em vez de diminuir, já que os servidores e conselheiros continuarão recebendo do Estado normalmente”, apontou.
“Conversando com a FGM e a AGM, as duas diretorias manifestam contrariedade com a extinção, o mesmo pensam as entidades de vereadores, não há vantagem em extinguir uma estrutura que já funciona e que dá boas orientações para eles, o mesmo não ocorreria se concentrasse tudo isso no TCE-GO, afinal esse Tribunal já tem muito trabalho”, concluiu.
Related Posts
A nova sede da Alego
As obras da nova sede da Assembleia Legislativa avançam e a previsão de conclusão está mantida para meados…
23 de abril de 2021
Mais um vereador morre vítima do coronavírus em Goiás
Político estava internado há 7 dias em estado grave em uma UTI no Hospital de Campanha de Trindade…
Irmãos separados há 22 anos se reencontram
Localização foi viabilizada por meio do Programa de Localização de Desaparecidos do MP O Ministério Público de Goiás…
Fluminense recebe River Plate no Maracanã na estreia da Libertadores
Esta quinta-feira (22) ficará na memória dos tricolores cariocas, pois, após um hiato de oito anos, o Fluminense…
23 de abril de 2021