Novas diretrizes mudam radicalmente rotina dos moradores da cidade
As novas medidas de prevenção e contenção ao Covid-19 anunciadas hoje à tarde pelo prefeito em exercício de Aparecida, Veter Martins, e pelo secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, vão mudar completamente a rotina do aparecidense nas próximas semanas.
As restrições anunciadas valem enquanto perdurar o estado de emergência no município. Veter e Alessandro informaram que Aparecida desenvolveu um planejamento seguindo todas as orientações e recomendações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Governo Estadual.
Vão fechar
Estabelecimentos comerciais abertos ao público, bares, restaurantes, lojas, distribuidoras de bebidas, shopping centers, cinemas, feiras populares, camelódromos, clubes recreativos, academias, arenas, exposições, anfiteatros, museus, bibliotecas, boates, casas noturnas e órgãos públicos municipais, com exceção daqueles que exerçam serviços essenciais, como os de segurança pública e de saúde
Atividades suspensas
Excursões, campeonatos esportivos de qualquer natureza, oficiais ou não oficiais, entrevistas coletivas, missas e cultos ou qualquer atividade religiosa com presença de público; atividades acadêmicas realizadas em Aparecida por estagiários, com exceção do internato de Medicina e as que se referem ao último ano do curso de Enfermagem; atendimentos presenciais na Central Municipal de Regulação (Pró-reg); visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde pertencentes aos grupos de risco; visitas hospitalares e em comunidades terapêuticas e abrigos por tempo indeterminado; concessão de todos os pedidos de férias dos servidores profissionais de saúde que desenvolvem serviços essenciais por 90 dias
Restrições
Proibida a permanência simultânea de mais de 8 (oito) pessoas nas salas de velórios de funerárias e de cemitérios localizados em Aparecida de Goiânia.
Servidores
Férias compulsórias de 30 dias para servidores que estão no grupo de risco de infecção pelo Covid-19, como aqueles com mais de 60 anos de idade ou que tenham algum problema respiratório
Liberados
Atividades em modalidade delivery, supermercados, padarias, farmácias, distribuidoras de gás e postos de combustíveis.
Competência
Durante o prazo de emergência pública, os órgãos fiscalizadores do município terão suas competências ampliadas
Atendimentos
Procedimentos não emergenciais, como consultas ambulatoriais e retornos, devem ser adiados ao máximo; pessoas com sintomas leves de gripe devem ficar em casa e agendar consultas pelo 0800-646-1590.
Casos graves
Casos mais graves, de pessoas com febre e dificuldade respiratória, devem ser atendidos nas unidades de urgência: UPA Flamboyant, Brasicon e Buriti, Cais Nova Era e Colina Azul”, destacou.
Orientações
Qualquer profissional com sintomas de gripe deve se afastar do trabalho e agendar, em até 48 horas do início de seu afastamento, consulta pelo 0800-646-1590 para liberação de atestado médico. Dependendo dessa avaliação, essas 48 horas não serão computadas como falta na folha de frequência.
G365 ([email protected])