OPINIÃO: Mau exemplo de autoridades enquanto a pandemia da Covid-19 avança

Vereadora de Aparecida, Camila Rosa (PSD); secretário de Desenvolvimento Humano e Social de Goiânia, José Antônio; Secretário de Ciência e Tecnologia de Aparecida, Johnathan Medeiros; e o secretário de Cultura de Aparecida, Avelino Marinho – (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

As autoridades de saúde alertam para a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – em Goiás 95% deles estão ocupados neste momento – e pedem distanciamento e isolamento social para evitar a propagação do coronavírus, no entanto a sociedade parece caminhar no rumo contrário. Nada parece conscientizar grande parcela da população para o problema.

Já passamos pela a primeira onda, vivemos a segunda já esperando pela terceira. A vacinas, as poucas que chegaram ao Brasil, estão acabando. Mesmo assim, para muitos, parece que estamos numa ilha. Insistem em burlar as regras.

Festas clandestinas, aglomerações em tudo que é lugar, seja estabelecimento comercial, residência ou espaço público, além do desrespeitos às regras de combate à disseminação do novo coronavírus viraram rotina. Outra situação que desperta a atenção são as igrejas, que lotam seus templos, em cultos, adorações e shows gospel, e o pior: ninguém faz nada.

O que dizer de um culto realizado em Rio Verde, no último sábado (13). Quatro autoridades, sendo dois secretários e uma vereadora de Aparecida de Goiânia e um secretário de Goiânia, que deveriam dar o exemplo, participaram da concentração, ou melhor, da aglomeração de pessoas e ainda divulgaram nas suas redes sociais.

Talvez não seja a intenção dar mau exemplo. Mas o número de pessoas aglomeradas nas dependências do templo chamou a atenção. Essa foto mostra tudo o que as autoridades não deveriam fazer neste momento.

Mas o Brasil caminha assim, infelizmente. Falta planejamento, falta política de vacinação, falta política nacional de combate ao coronavírus e sobram fake news.

Enquanto o governo federal, os estaduais e os municipais agirem com regras próprias, não haverá controle. Quantos ainda vão morrer por causa disso? Ninguém sabe ao certo, mas é fato que falta consciência coletiva e bons exemplos.

Total
0
Shares