PC realiza operação contra influencers do “grau” em Goiânia
Indivíduos publicavam nas redes sociais manobras radicais com motocicletas em vias públicas
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito (Dict) de Goiânia – 1ª DRP, deflagrou, nesta quinta-feira (11/12), a Operação 244 para cumprimento de quatro mandados de prisão temporária e quatro mandados de busca e apreensão domiciliar contra um grupo responsável por realizar e divulgar manobras perigosas com motocicletas em Goiânia.
O nome da operação faz referência ao artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe malabarismos em motocicletas. Mesmo assim, os investigados publicavam vídeos das manobras nas redes sociais com as hashtags #244 e #244nãoécrime, tentando convencer seguidores de que não se tratava de crime, o que é falso. As ações configuram delitos graves, como manobra perigosa (art. 308 do CTB), associação criminosa (art. 288 do CP), adulteração de sinal identificador de veículo (art. 311 do CP) e corrupção de menor (art. 244-B do ECA).
A investigação revelou que o grupo atuava de forma organizada, adulterava placas para evitar identificação e, em um dos episódios, chegou a envolver uma criança nas manobras, expondo-a a risco extremo. A operação visa coletar provas, interromper a prática criminosa e reforçar que condutas dessa natureza não são infrações de trânsito, mas crimes que colocam vidas em perigo.
A operação contou com apoio da Superintendência de Inteligência da Polícia Civil de Goiás (GOI), do 1º e 3º Distrito Policial de Goiânia e Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a segurança viária e alerta que o trânsito não é palco para exibicionismo, mas espaço que exige responsabilidade e respeito à vida.
Confira: