PL derrete em Aparecida e pode ser obstáculo à candidatura de Wilder Morais a governador
Partido já perdeu três vereadores e tende a perder seu único deputado federal no município
Presidente do Partido Liberal (PL) em Goiás, o senador Wilder Morais ensaia candidatura a governador este ano. Ele, no entanto, enfrenta graves problemas internos no PL que podem levá-lo a um revés na sua pretensão.
No caso de Aparecida de Goiânia são várias situações que podem inviabilizar sua candidatura.
Veja algumas delas:
O PL está literalmente derretendo no município. Dos quatro vereadores eleitos em 2024, três já saíram do partido no final do ano passado.
André Fortaleza, Gleison Flávio e Felipe Cortez deixaram a legenda com anuência de Wilder Morais e com o compromisso de se abrigarem numa sigla do arco de aliança do PL para apoiarem a candidatura dele a governador.
Mas o senador corre o risco de não ter apoio de nenhum deles, caso confirme a candidatura. Os três buscam alternativas que lhes possibilitem chegar à Assembleia Legislativa e hoje estão em alinhamento com o PSDB de Marconi Perillo.
André Fortaleza e Gleison Flávio ainda vão dialogar com o MDB também, objetivando escolher a opção que mais lhes convier.
O distanciamento dos três vereadores do presidente do PL vem desde a campanha de 2024 e persistiu depois. Reclamam que não houve diálogo do partido com eles, por isso, essa postura de se manterem longe.
Janela partidária
A desintegração do PL no município pode se concretizar quando a janela para troca de partido foi aberta no mês de março.
A principal liderança da legenda no município pode sair debaixo das asas de Wilder Morais: o deputado federal Professor Alcides, malquisto por muita gente no PL de Goiás, deve migrar para o ninho tucano de Marconi Perillo.
A perda de lideranças expressivas resulta numa desidratação política profunda que pode levar até à extinção da legenda no município.
Mas a Wilder Morais ainda resta um vereador para ajudá-lo a tocar sua candidatura em Aparecida de Goiânia: Dieyme Vasconcelos.
Mas até quando?