Objetivo é aumentar o policiamento especializado no interior do Estado e implantar postos operacionais dos bombeiros na Região Metropolitana
A recomposição das forças de Segurança Pública do Estado é uma das propostas do plano de governo de Ronaldo Caiado (UB). Caso seja reeleito, Caiado pretende fortalecer dos quadros da segurança para possibilitar o aumento do policiamento especializado nas cidades do interior do Estado, da rede de segurança na região do Entorno do Distrito Federal e também a implantação de postos operacionais dos bombeiros na região Metropolitana de Goiânia.
O investimento em pessoal faz parte da estratégia traçada pelo candidato à reeleição para consolidar Goiás como referência nacional no combate à criminalidade. Hoje, o Estado possui o terceiro melhor desempenho do país em redução no número de assassinatos, de acordo com informações do Monitor da Violência.
“Estamos transformando a Segurança Pública do Estado. O resultado você já observa na prática. Não é à toa que tivemos a menor taxa de mortes violentas dos últimos dez anos. Como temos feito isso? Investindo em infraestrutura, equipamentos e na valorização dos nossos profissionais”, declarou Caiado.
Além de aumentar o número de profissionais das forças de segurança por meio da realização de concursos públicos, Caiado propõe investimentos na valorização, no amparo psicológico e na capacitação permanente das corporações.
Neste momento, o governo tem em andamento seis concursos na área de segurança pública que, juntos, oferecem 3.146 vagas com salários que chegam a R$ 23,8 mil. Esses certames objetivam restituir as perdas que os policiais militares e civis, os bombeiros e a polícia técnico-científica acumularam nas últimas décadas, justamente pela falta de novos concursos.