Já aprovado em primeira votação, consta da ordem do dia, para apreciação do Plenário em votação definitiva, o projeto de lei nº 6130/19, que propõe alterar a Lei Complementar n° 26, de 28 de dezembro de 1998, que obriga o ensino de, pelo menos, duas línguas modernas – inglês e espanhol – para os ensinos fundamental e médio, nas instituições públicas e privadas, bem como de outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, dentro das possibilidades da instituição, a serem escolhidas pela comunidade escolar. Caso aprovada, a proposta de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) seguirá para sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM).
Virmondes justifica sua iniciativa alegando que o Brasil faz fronteira com sete países hispano-falantes. Um contexto geográfico que contribuiu para que os países sul-americanos compartilhassem traços de identidade e elementos culturais, uma vez que o território, originalmente habitado por povos indígenas, foi colonizado por europeus e, posteriormente, povoado por escravizados africanos.
Por isso, segundo o parlamentar, a importância da formação em língua estrangeira. “A opção pela obrigatoriedade de oferta da língua inglesa se justifica pela inegável relevância do conhecimento desse idioma em nível de comunicação mundial. Por outro lado, a oferta de espanhol se justifica por diversas razões de ordem histórica, sociocultural, política e econômica”, afirma o deputado.
Virmondes lembra ainda que a Lei Ordinária nº 13.415/2017, que alterou o artigo 35, da Lei Federal 9394/1996, estabelece: “Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino”.
Related Posts
Eleitor tem 60 dias para justificar ausência em votação
Da Agência Brasil O eleitor que não compareceu às eleições realizadas no último domingo (30) tem até 60…
1 de dezembro de 2020
Plenário aprova prorrogação do estado de calamidade pública em Goiás
O Plenário da Alego aprovou o projeto da Governadoria que prorroga o estado de calamidade pública em Goiás…
28 de abril de 2021
Vanderlan participa da missa na Igreja Nossa Senhora da Assunção
O candidato, ao lado da esposa Izaura Cardoso e do deputado federal Francisco Júnior, participaram da missa na…
Brasil tem mais de 234 milhões de acessos móveis em 2020
O Brasil registrou 234,07 milhões de acessos móveis em 2020. O número representa aumento de 7,39 milhões em…
28 de abril de 2021