Policarpo e Mabel anunciam apoio financeiro para times de futebol de Goiânia
Programa, proposto pelo presidente da Câmara de Goiânia, visa auxiliar clubes no acesso à elite do futebol brasileiro, com retorno em turismo esportivo para a capital
O presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (PRD), e o prefeito Sandro Mabel (UB) apresentaram nesta segunda-feira (9/2), em evento no Paço Municipal, programa de incentivo para os três times de futebol da capital. O investimento, estimado em R$ 6 milhões, visa auxiliar o ingresso de Vila Nova, Goiás e Atlético Goianiense na Série A do Campeonato Brasileiro, com retorno econômico em turismo esportivo para a capital.
A proposta de apoio foi apresentada por Policarpo, que tem no esporte uma das principais frentes de atuação em seus três mandatos na Câmara de Goiânia. O investimento será feito em parceria pela Prefeitura e pelo Legislativo, por meio de repasse, em parcelas, para a Federação Goiana de Futebol (FGF), de acordo com as necessidades de cada fase do campeonato.
Em discurso no anúncio do programa, Policarpo disse que o futebol é a mais democrática das modalidades esportivas e reforçou que esse investimento retorna para a cidade através da arrecadação de impostos.
“O que estamos fazendo hoje, com o apoio do prefeito Sandro Mabel, é resgatar o papel da cidade no apoio ao esporte. Esta ajuda, por sua vez, retorna à nossa cidade em forma de investimentos e impostos. Os recursos arrecadados pelos clubes são integralmente reinvestidos na cidade”, afirmou o presidente da Câmara.
O prefeito Mabel destacou que o investimentos vai retornar em renda para empresas e trabalhadores do turismo esportivo. “A participação na Série A representa um marco significativo, com a realização de eventos e a atração de clubes de destaque, impulsionando a cidade”, disse o prefeito.
Para o presidente do Goiás, Paulo Rogério Pinheiro, todos os clubes de futebol do estado passam por dificuldades financeiras seríssimas. “A verdade é que o futebol brasileiro, principalmente os clubes das séries B, C e D, estão passando uma míngua financeira. Esse apoio do prefeito é sensacional. Tenho que parabenizar, porque está tentando ajudar”, disse.
O presidente do Vila Nova, Fábio Brasil, afirmou que o clube precisa muito deste apoio. “O Vila é carente de recursos e essa parceria vai ajudar muito”, frisou. Já para Marcos Egídio, vice-presidente do Atlético Goianiense, a atual gestão está fazendo história ao apoiar os times de futebol da cidade. “Vamos fazer um bom uso desse recurso”, falou.
O CEO da Federação Goiana de Futebol (FGF), André Pitta, ressaltou que é importante a participação do poder público no esporte. “O prefeito chega com essa visão, com uma gestão mais moderna e profissional, que com essa parceria pode ajudar os clubes da capital a fazerem melhores campanhas na Série B”, comentou.