Envolvidos teriam sonegado cerca de R$ 100 milhões em tributos
A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (30) a Operação Falsa Medideira, que teve como alvo associação criminosa composta por empresários do ramo de comércio de grãos, contadores e “laranjas” estabelecidos em Goiânia, Rio Verde, Itumbiara e Uberlândia. Ao todo foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão (de 12 expedidos) e quatro mandados de prisão temporária (de sete expedidos), sendo dois em Itumbiara e dois em Rio Verde.
No cumprimento das ordens foram apreendidos celulares, computadores e documentos que comprovam as práticas delituosas. Participaram da operação 12 auditores fiscais e 40 policiais civis. Os auditores que acompanharam as diligências realizaram completa auditoria na sede das empresas a fim de apurar o montante total de tributos sonegados.
Segundo o delegado Marcelo Aires, titular da DOT, as investigações tiveram início após levantamento realizado pela Secretaria da Economia, que identificou uma fraude de sonegação de ICMS no ramo do agronegócio. Os valores sonegados a título de ICMS podem superar a casa dos R$ 100 milhões.