Esquema de contratação ilegal de empresas pode chegar a R$ 3,3 milhões, praticado entre os anos de 2021 e 2023
A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (DERCAP) deflagrou, nesta terça-feira (19), a Operação Sócio Oculto com o objetivo de cumprir 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Terezópolis de Goiás e Anápolis, em endereços residenciais de agentes públicos e particulares.
A operação investiga os crimes de desvio de dinheiro público, contratação direta ilegal e fraude em licitações na aquisição de materiais diversos para a prefeitura de Terezópolis de Goiás.
As contratações foram realizadas entre os anos de 2021 e 2023 e totalizam R$ 3.366.516,35 (três milhões, trezentos e sessenta e seis mil, quinhentos e dezesseis reais e trinta e cinco centavos).
A justiça determinou também a susensão de todos os contratos em vigor de uma das empresas investigadas e proibiu que essa empresa, a proprietária e o representante comercial façam novos contratos com a administração pública municipal pelo período de seis meses.
Houve quebras dos sigilos fiscal e bancário de oito envolvidos (pessoas físicas e jurídicas), além de quebras dos dados de sigilo telemático/informático.
A operação apreendeu aparelhos celulares, aparelhos eletrônicos e documentações que tenham relação com os fatos investigados.