Prefeito busca uma solução definitiva para o problema de fios soltos na capital
O prefeito Sandro Mabel (UB) lançou nesta quarta-feira (22/10) o programa Cidade Segura, que será desenvolvido em parceria com o Ministério Público de Goiás (MP-GO), a Equatorial Energia e a Associação das Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicação e Internet do Centro-Oeste (Aspres).
A ação tem como objetivo eliminar cabos soltos, baixos e clandestinos em postes de energia e telecomunicações em Goiânia. Até o momento, foram aplicadas 347 multas, no valor de R$ 20 mil cada. A falta de solução levou à criação do programa.
O próximo passo será o lançamento do Programa Internet Legal, que vai informar a população sobre as empresas regulamentadas. Também está em desenvolvimento um aplicativo com geolocalização para que os cidadãos possam denunciar pelo celular.
Até o lançamento da ferramenta, as denúncias podem ser feitas mensagem para o número (62) 3524-1075, da Agência de Regulação de Goiânia, ou comunicadas à Equatorial pelo telefone 0800 062 0196.
Rede de esgoto
Além de retirar os cabos ilegais e danificados da rede, o prefeito trabalha visando solucionar o problema definitivamente. Em seu discurso, Mabel disse vai estudar um projeto que ele ficou sabendo sobre fiação subterrânea, utilizando a rede de esgoto.
“Nós achamos bem interessante esse programa. Tiraríamos essa fiação aérea e colocaríamos toda ela dentro da rede de esgoto. Nós vamos ver como é que isso funciona”, disse ele.
Confira: