Melhorias atendem às necessidades da região e moderniza trânsito, estacionamento e circulação
O prefeito Sandro Mabel (UB) entregou, nesta segunda-feira (28/7), o Corredor da Avenida 24 de Outubro, importante via que corta o bairro de Campinas. A entrega representa um avanço significativo para a mobilidade da região, priorizando a fluidez do trânsito, maior segurança e melhor organização para motoristas, ciclistas e pedestres. Mabel também adiantou que a prefeitura trabalha para implantar a zona azul nos próximos meses.
“Dentro dessa visão de garantir mais mobilidade aos 36 corredores escolhidos, já realizamos intervenções significativas como na Castelo Branco, integrando-a com a Mutirão, o que trouxe um grande efeito na entrada e saída de Goiânia. Também fizemos sincronização na 136 com a Jamel Cecílio, que começou a funcionar na semana passada, e hoje estamos entregando a 24 de outubro”, apontou o prefeito.
Com 3,8 km de extensão, o novo corredor recebeu uma série de melhorias, entre elas, implantação de sistema binário junto à Rua da Passagem, entre a Alameda Progresso e a Avenida Tirol; readequação completa da sinalização vertical e horizontal; avanço de calçadas nas esquinas; reprogramação da temporização semafórica e ampliação de calçadas na Alameda Progresso, tornando as travessias mais seguras e acessíveis.
Fluidez
Entre as principais mudanças está a manutenção do sentido duplo de circulação em um trecho de 3 km entre as avenidas Tirol e Perimetral, agora com duas faixas por sentido. O estacionamento, reorganizado de forma intercalada entre os lados direito e esquerdo, atende às necessidades do comércio, moradores e usuários da via.
Já no trecho entre a Rua P-25 e a Rua 220, a criação de um binário com a Avenida Perimetral trouxe três faixas por sentido em ambas as vias, estacionamento no lado direito na Perimetral e esquerdo na 24 de Outubro, além da construção de uma alça de retorno para facilitar o fluxo.
Além disso, 19 cruzamentos semafóricos foram reprogramados e um novo semáforo foi instalado no cruzamento com a Rua Geraldo Ney, ampliando a segurança e a sincronização dos semáforos, reduzindo tempos de espera. Não houve implantação de faixa exclusiva para transporte coletivo, priorizando a dinâmica do comércio e fluxo intenso de veículos.