Prefeitura de Aparecida desmente especulação

Executivo municipal emitiu nota para negar a existência de mais pacientes diagnosticados com coronavírus

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia emitiu uma nota no início da noite deste sábado (21) para negar a existência de um segundo paciente diagnosticado com coronavírus (Covid-19) no município. De acordo com o comunicado, uma mulher do Acre foi atendida na UPA 24 horas Geraldo Magela, situada no Parque Flamboyant. No início do atendimento, a paciente informou que morava em Aparecida de Goiânia, mas após ser encaminhada para o HDT, hospital referência no atendimento de pacientes com suspeita de Coronavírus, a mãe dela informou que a paciente morava no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia.

Em virtude da situação, inicialmente a paciente foi enumerada nas estatísticas do município, porém, após a confirmação do endereço verdadeiro, a origem da paciente foi alterada no relatório para a capital.

Confira na íntegra a nota:

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia esclarece que até a tarde deste sábado, 21, existe apenas um caso confirmado de Coronavírus Covid-19 no município e 20 suspeitos. 

A informação divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde no dia 20 de março de 2020, na verdade se refere a uma mulher de outro estado – Rio Branco (AC) – que foi atendida na UPA 24 horas Geraldo Magela, no Parque Flamboyant, e informou que morava em Aparecida de Goiânia, mas após ser regulada para o HDT, hospital referência no atendimento de pacientes com suspeita de Coronavírus, a mãe dela informou que a paciente morava no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. 

Conforme protocolo do Ministério da Saúde, considera-se a localidade de moradia do paciente confirmado e não o local de atendimento. 

A Secretaria de Saúde de Aparecida esclarece ainda que todas as unidades de pronto atendimento de Aparecida são portas abertas, por isso atende moradores de outros municípios. A UPA do Parque Flamboyant, por exemplo, tem atendido muitos moradores das regiões Sul e Sudeste de Goiânia, após a suspensão do funcionamento do Cais da Chácara do Governador, na capital, que está fechado para reforma pela Prefeitura de Goiânia.

Total
0
Shares
Related Posts