Secretaria Municipal de Saúde vai abrir chamamento público para contratar outra Organização Social para gerir o HMAP. OS motivos do rompimento do contrato não foram informados
A prefeitura de Aparecida de Goiânia vai substituir a Organização Social (OS) Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) da administração do Hospital Municipal (HMAP). A informação é do Jornal O Popular online.
A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) vai abrir chamamento para trocar a gestão do HMAP nos próximos dias.
O rompimento do contrato ocorre após o IBGH informar à prefeitura de Aparecida que não tem interesse em continuar com a gestão da unidade de saúde.
O IBGH informou ainda que continuará administrando o HMAP por mais 6 meses apenas, prazo suficiente para ser feita a substituição. A direção da OS não falou, no entanto, sobre os motivos do rompimento do contrato. A prefeitura também não.
Segundo a SMS, será publicado um chamamento no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do município nos próximos dias já visando a contratação de outra OS para gerir o HMAP.
Operação Tolueno
Em dezembro passado, a Polícia Federal (PF) deflagou a Operação Tolueno, que investiga a compra de álcool em gel 70% e máscaras faciais com valores superfaturados no Hospital Estadual de Pirenópolis, administrado pelo IBGH. O referido contrato tem um valor mensal de cerca de R$ 2,5 milhões.
A SES/GO afastou três diretores da instituição no Hospital de Pirenópolis.
Na época, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou ainda que o mesmo instituto seria substituído nas administrações de três unidades estaduais: de Pirenópolis, Jaraguá e Santa Helena de Goiás.
No caso do HMAP, denúncias de funcionários apontam para atrasos no pagamento dos funcionários decorrentes de atrasos dos repasses da Secretaria Municipal de Saúde ao IBGH.